Pandemia derruba doações de leite e sangue em Marília
O contexto de pandemia do novo coronavírus fez cair o volume de doações de sangue e leite humano em Marília. Os estoques estão em níveis alarmantes, no entanto os serviços de coleta seguem funcionando normalmente, com adoção de medidas de segurança.
No caso do Banco de Leite Humano de Marília o estoque atual é de aproximadamente 20 litros, quando deveria haver no mínimo o dobro disso.
Com o leite armazenado ali são atendidos bebês das Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) do Hospital Materno Infantil (HMI), Hospital Beneficente Unimar (HBU) e Santa Casa.
A coordenadora do serviços, Sandra Domingues, explica que basta as mães com lactação em excesso entrarem em contato pelo telefone (14) 3413-8690 ou (14) 3422-6529 que uma equipe irá fazer a retirada dos frascos.
Hemocentro
Já o Hemocentro segue funcionando das 7h às 13h de segunda-feira a sábado e já foram tomadas medidas internas para garantir distâncias seguras entre os doadores. Basta seguir as exigências de praxe e utilizar máscara.
Quem se sentir mais confortável, pode agendar seu horário de doação por meio do telefone (14) 3402-1851. O endereço é rua Lourival Freire, número 240.
Nesta quarta-feira (20) existiam apenas quatro bolsas de sangue Tipo A negativo, enquanto deveria ter no mínimo 40. O estoque de O negativo também estava em situação preocupante, com dez unidades e um mínimo adequado também de 40.
Abaixo da quantidade adequada também estava o tipo O positivo, com 116 bolsas enquanto deveria existir ao menos 150.
É preciso apresentar documento com foto, ter mais de 50 quilos, entre 16 e 69 anos – adolescentes devem estar acompanhados dos responsáveis – e ter se alimentado antes da doação, além de apresentar boa saúde.