Marília teve índice de isolamento médio de 44% na semana passada
Marília registrou uma média de 43,87% no índice de isolamento social na semana passada, a mais baixa desde que o indicador passou a ser apurado pelo governo do Estado de São Paulo. A recomendação da Secretaria de Estado da Saúde é de pelo menos 60%.
O domingo (17), primeiro dia desta semana, começou com taxa de 48%, apenas um ponto percentual a mais do que o domingo anterior, Dia das Mães.
O índice de isolamento, medido através das antenas de celular, é um dos requisitos para que as regiões do Estado possam ter – por decreto do governador João Doria (PSDB) – o esperado abrandamento da quarentena. Cidades que registrarem índice médio abaixo de 50% estão fora da flexibilização.
Outros indicadores são a taxa de ocupação dos leitos abaixo de 60% e desaceleração no número de novos casos de Covid-19. Marília cumpre apenas o requisito da rede hospitalar.
Fontes do comércio ouvidas pelo Marília Notícia indicam que o Estado pode sofrer nova prorrogação do decreto que instituiu a quarentena, caso o governador siga apenas a recomendação de conselheiros ligados à área da Saúde.