Prefeito de Bauru vai reabrir academias e salões de beleza
O prefeito de Bauru (distante 110 quilômetros de Marília), Clodoaldo Gazzetta (PSDB), anunciou que vai seguir o Governo Federal e decretar a reabertura de academias e salões de beleza.
Os dois segmentos foram incluídos na lista de atividades essenciais pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) esta semana.
Pela primeira vez Gazzetta vai contrariar as determinações de seu correligionário, o governador João Doria (PSDB), que rejeitou a possibilidade de reabertura dos dois tipos de empreendimentos.
Apesar do anúncio, o prefeito de Bauru não deu prazo para que academias e salões sejam reabertos e declarou que o ato depende de normativa do Ministério da Saúde.
Em sua análise, no entanto, compete ao Governo Federal definir quais são as atividades essenciais. Ao município compete criar regras complementares sobre o funcionamento delas, segundo Gazzetta.
Estado
O Governo de São Paulo publicou nesta quinta-feira (14) novo decreto estadual que mantém a suspensão do atendimento presencial a clientes de salões de beleza, barbearias, academias esportivas e centros de ginástica.
O Estado segue orientação do Centro de Contingência do coronavírus, que concentra as decisões científicas de enfrentamento à pandemia em São Paulo. Formado por 15 especialistas, o grupo reforçou que os estabelecimentos permaneçam fechados durante a quarentena em todos os 645 municípios de São Paulo.
“Em São Paulo, o Governo respeita e ouve o Comitê e o Secretário da Saúde. Eles nos afirmaram que não temos condições sanitárias seguras para permitir o funcionamento”, declarou Doria na última quarta-feira (13).