PM e Emdurb alertam contra ‘fake news sobre máscara no trânsito’
Nenhum motorista está sujeito a multa de trânsito, por não usar máscara no veículo. A circulação de mensagem falsa, ao longo de todo o dia, levou a Polícia Militar de Marília e a Empresa Municipal de Mobilidade Urbana de Marília (Emdurb) a emitirem nota nesta quinta-feira (30).
A mensagem falsa que circula pela internet, principalmente em grupos de WhatsApp, afirma que a fiscalização de trânsito (polícia e órgãos municipais) já estão autuando condutores que dirigem sem máscara.
Para parecer convincente, a mensagem menciona inclusive o artigo 105 do Código de Trânsito Brasileiro, que determina quais os equipamentos devem ser obrigatórios em um veículo.
Em nota, o 9º Batalhão de Polícia Militar do Interior esclarece que o conteúdo das mensagens é falso e que a Resolução nº 14, de 1998, consta todos os itens obrigatórios e não existe nenhuma obrigatoriedade – nem antes e nem depois da pandemia – referente a máscaras.
“Importante ressaltar que a Polícia Militar recomenta o uso de máscara em tempos de Covid-19”, encerra a nota.
A Prefeitura de Marília, por meio da Emdurb pede que a população não dissemine notícias falsas, que “atrapalham os trabalhos do poder público contra o coronavírus”.