MN Logo

12 anos. Mais de 101 mil artigos.

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes
  • Colunas
  • Anuncie
Marília
ter. 07 abr. 2020

Fotógrafos documentam cidade e população em dias de pandemia

por Carlos Rodrigues

Idosa caminha no centro da cidade; a necessidade do deslocamento e a pandemia (Foto: João Carvalho)

A redefinição, mesmo que temporária, da vida em sociedade, é tema do trabalho de dois fotógrafos marilienses que abraçaram uma atividade essencial nestes dias tão estranhos. Eles documentam a calamidade pública do novo coronavírus, no projeto Relatos de uma Pandemia.

João Carvalho é servidor público federal. Rodrigo Alcântara é cientista social em fase de conclusão do mestrado. A dupla tem feito incursões pela cidade semideserta, em busca de imagens que possam registrar o momento histórico, algo bem próximo dos dias em que a terra parou.

Ambulância de município vizinho durante atendimento em Marília; proteção para usuários e servidores (Foto: João Carvalho)

A ideia surgiu, conta Rodrigo, no final de março, após a cidade completar uma semana na situação de emergência.

Desde a gripe espanhola, no início do século passado, e da epidemia de meningite da década de 1970, não havia tamanha crise na saúde pública. Passadas algumas semanas da pandemia do novo coronavírus, já fica evidente que o mundo não era um lugar projetado para o isolamento social.

Gari faz a limpeza no dia do aniversário da cidade (em primeiro plano), enquanto Prefeitura prepara hasteamento de bandeiras sem público (Foto: João Carvalho)

“No dia em que estava aquela polêmica, que teve protesto no Centro, gente pedindo o fim da quarentena, paramos e chegamos à conclusão: isso é histórico e não sabemos onde vai parar. O que está acontecendo precisa ser registrado”, conta Rodrigo.

A cidade de Marília – como referência no atendimento de outros 60 municípios da Alta Paulista – está acostumada com o vai e vem das ruas e depende da circulação do dinheiro para o sustento das pessoas.

“Começamos a fotografar até de forma despretensiosa, mas depois passamos a enxergar um projeto de documentação melhor estruturado”, disse Rodrigo.

Os fotógrafos enxergam o projeto também como uma maneira de homenagear os profissionais de saúde e chamar a atenção para as pessoas que poderão ser as mais vulneráveis, em caso de transmissão acelerada.

Servidor público federal e fotógrafo amador João Carvalho, proteção para o trabalho essencial de documentar (Foto: Rodrigo Alcântara)

O cientista social conta que sua mãe e madrasta são profissionais de saúde. Ele tem um irmão tetraplégico, que apesar do amplo desenvolvimento intelectual – também é formado em Ciências Sociais – é biologicamente mais suscetível a agravos pelo vírus.

“Buscamos incessantemente por imagens que mostram como a cidade foi se transformando durante a pandemia. Como a população tomou – ou não – consciência da necessidade de isolamento social para a não disseminação do vírus. E quais as medidas adotadas – ou ausências delas – para o enfrentamento do Covid-19, tanto de órgãos públicos como do setor privado”, explica Alcântara.

Homem empunha bandeira do município, em dia de aniversário, sem festa, na capital do alimento (Foto: João Carvalho)

“Importante frisar que estamos utilizando todos os EPIs necessários, mantendo uma dinâmica de quarentena”, frisou o fotógrafo João Carvalho.

O ensaio apresenta entidades, profissionais da saúde e a sociedade civil organizada no árduo trabalho de prevenção e combate diário do inimigo invisível. Em parceria com a Editora Patriani, a proposta é que o trabalho torne-se um fotolivro.

Parte dos arquivos já podem ser acessados no site: https://relatosdeumapandemia.com.br/

Compartilhar

Mais lidas

  • 1
    Tradicional em Marília, saiba quem são os membros da família Dias Toffoli
  • 2
    Filho que baleou o pai se escondia em casa de professor preso por tráfico
  • 3
    Sino de 80 quilos é furtado de igreja e recuperado pela polícia em Marília
  • 4
    Acusado de matar credor revela sequência que terminou em morte

Escolhas do editor

Polícia
Filho que baleou o pai se escondia em casa de professor preso por tráficoFilho que baleou o pai se escondia em casa de professor preso por tráfico
Filho que baleou o pai se escondia em casa de professor preso por tráfico
POLÍTICA
Tradicional em Marília, saiba quem são os membros da família Dias ToffoliTradicional em Marília, saiba quem são os membros da família Dias Toffoli
Tradicional em Marília, saiba quem são os membros da família Dias Toffoli
FLAGRANTE
Sino de 80 quilos é furtado de igreja e recuperado pela polícia em MaríliaSino de 80 quilos é furtado de igreja e recuperado pela polícia em Marília
Sino de 80 quilos é furtado de igreja e recuperado pela polícia em Marília
METEOROLOGIA
Marília deve ter fim de semana de calor antes de mudança no tempoMarília deve ter fim de semana de calor antes de mudança no tempo
Marília deve ter fim de semana de calor antes de mudança no tempo

Últimas notícias

Filho que baleou o pai se escondia em casa de professor preso por tráfico
MAC estreia com empate diante do São Bernardo na Série A3
“Trump quer criar nova ONU”, declara presiente Lula sobre Conselho de Paz
Anvisa proíbe venda de azeite e suspende doce de leite e sal grosso

Notícias no seu celular

Receba as notícias mais interessantes por e-mail e fique sempre atualizado.

Cadastre seu email

Cadastre-se em nossos grupos do WhatsApp e Telegram

Cadastre-se em nossos grupos

  • WhatsApp
  • Telegram

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie

Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial.
MN, Marília Notícia © 2014 - 2026

MN - Marília NotíciaMN Logo

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie