MN Logo

12 anos. Mais de 103 mil artigos.

  • Polícia
  • Marília
  • Garça
  • Pompeia
  • Oriente
  • Quintana
  • Regional
  • Tupã
  • Vera Cruz
  • Entrevista da Semana
  • MAC
  • Colunas
  • Anuncie
Marília
seg. 30 mar. 2020

Marília imuniza quase 20% do público-alvo em apenas 1 semana

por Carlos Rodrigues

Estado tem abastecido os municípios por etapas, com a vacina contra os vírus Influenza, que provocam Síndrome Respiratória Aguda Grave (Foto: Divulgação/Prefeitura de Marília)

Com grande procura pela população, em apenas uma semana a Campanha de Vacinação contra a gripe em Marília atendeu 17.631 pessoas e atingiu 19,28% do público-alvo na cidade. A previsão é de que sejam aplicadas 91.546 doses.

Os dados são do Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações (SI-PNI), do Ministério da Saúde, referentes ao período entre segunda (23) e sexta-feira (27) da semana passada.

Este ano o Ministério da Saúde inverteu a ordem do público-alvo da Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza. Primeiro serão vacinados os idosos e os trabalhadores da área da saúde, que atuam na linha de frente do atendimento à população.

A dose protege contra os vírus A, subtipos H1N1 e H3N2, além do Influenza B. O imunobiológico é feito a partir de vírus inativado, sem risco de provocar a doença.

Embora não ofereça proteção contra a Covid-19, a vacinação tem sido considerada uma aliada dos médicos, por permitir diferenciar o diagnóstico em pacientes imunizados.

Isso acontece porque os sintomas dos quadros gripais por Influenza e pelo novo coronavírus são praticamente os mesmos.

Parcial em Marília

Receberam a vacina na cidade 15.011 pessoas com 60 anos ou mais e também 2.603 trabalhadores da saúde. Por indicação médica, também receberam antecipadamente a dose oito gestantes, três crianças, cinco adultos (não especificados) e um trabalhador em força de segurança e salvamento.

Em Marília, a vacina segue sendo aplicada por 52 equipes de Atenção Primária à Saúde, sendo 12 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e 40 Unidades de Saúde da Família (USFs).

A Prefeitura promoveu ainda dois dias de drive-thru em parceria com a Primeira Igreja Batista de Marília (PIB), para evitar aglomerações. Escolas também foram usadas na primeira semana, para descentralizar o acesso e reduzir filas.

Confira o calendário:

  • A partir do dia 16 de abril: o público-alvo é ampliado para professores, profissionais das forças de segurança e salvamento e pacientes com doenças crônicas (como hipertensão, diabetes, asma, entre outras).
  • A partir do dia 9 de maio: crianças de seis meses a menores de seis anos incompletos, pessoas entre 55 e 60 anos incompletos, gestantes, puérperas, indígenas e pessoas privadas de liberdade começam a receber a vacina.
  • O Dia D acontecerá no 9 de maio. É um sábado onde postos de saúde e vários outros pontos oferecerão o imunizante para todo o público-alvo, no Brasil inteiro.

O Governo Federal explicou que não disponibilizou a vacina para todos os grupos de uma vez devido à expectativa de que seriam muitas pessoas indo aos postos de saúde, ao mesmo tempo, com risco maior de confusão e desabastecimento.

Compartilhar

Mais lidas

  • 1
    Polícia Civil identifica corpo resgatado de itambé na Vila Barros
  • 2
    Imagens mostram ataque a tiros em clínica na zona oeste de Marília
  • 3
    Queda de braço e R$ 20 teriam causado briga que terminou em morte
  • 4
    Polícia é recebida com disparos na Vila Barros; suspeitos de tráfico fogem pela mata

Escolhas do editor

HABITAÇÃO
Prefeitura de Marília organiza 3ª edição do Feirão Casa Paulista para maioPrefeitura de Marília organiza 3ª edição do Feirão Casa Paulista para maio
Prefeitura de Marília organiza 3ª edição do Feirão Casa Paulista para maio
INVESTIGAÇÃO
Polícia Civil identifica corpo resgatado de itambé na Vila BarrosPolícia Civil identifica corpo resgatado de itambé na Vila Barros
Polícia Civil identifica corpo resgatado de itambé na Vila Barros
INVESTIGAÇÃO
Imagens mostram ataque a tiros em clínica na zona oeste de MaríliaImagens mostram ataque a tiros em clínica na zona oeste de Marília
Imagens mostram ataque a tiros em clínica na zona oeste de Marília
AUTISMO
Governo de SP confirma Centro TEA em Marília após articulação políticaGoverno de SP confirma Centro TEA em Marília após articulação política
Governo de SP confirma Centro TEA em Marília após articulação política

Últimas notícias

Pesquisadores defendem caminhos para gestão pública antirracista
Marília registra 489 atendimentos por AVC e 174 por infarto em 2025
Aposentados e pensionistas do INSS começam a receber 13º nesta sexta
Prefeitura de Marília organiza 3ª edição do Feirão Casa Paulista para maio

Notícias no seu celular

Receba as notícias mais interessantes por e-mail e fique sempre atualizado.

Cadastre seu email

Cadastre-se em nossos grupos do WhatsApp e Telegram

Cadastre-se em nossos grupos

  • WhatsApp
  • Telegram

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fabiano Del Masso
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie

Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial.
MN, Marília Notícia © 2014 - 2026

MN - Marília NotíciaMN Logo

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fabiano Del Masso
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie