Prefeitura lança ‘Programa Aprova Fácil’ para plantas e projetos
A Prefeitura de Marília, por meio das secretarias municipais de Planejamento Urbano e Tecnologia da Informação, realiza nesta terça-feira (11), a partir das 19h, o lançamento oficial do Programa Aprova Fácil “Projetos e Plantas”.
O evento acontece na sede da Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos (AEA) de Marília e Região, que fica na rua Mecenas Pinto Bueno, número 1.207, no bairro Maria Izabel, zona Leste da cidade.
A novidade vem após intensas críticas contra a morosidade na aprovação de plantas e projetos pela administração municipal. Problema que vem das últimas gestões, inclusive.
Além de denúncias sobre funcionários municipais que estariam se beneficiando dos cargos ocupados para aprovação de trabalhos próprios – o que é ilegal – mais rapidamente do que os demais projetos protocolados.
Todos os profissionais arquitetos, engenheiros, técnicos em edificações e demais interessados estão convidados a comparecer ao lançamento.
O Programa “Aprova Fácil – Plantas e Projetos” foi implantado através das parceiras entre as secretarias e com apoio da AEA.
Saiba mais
A plataforma, com acesso pelo site da Prefeitura, começará a funcionar já no dia 17 de fevereiro. Na prática, a Prefeitura levará para o ambiente digital os guichês de atendimento e balcões em que atuavam os servidores responsáveis pela área.
A Prefeitura já capacitou toda a equipe, que continuará a fazer atendimento pessoal, porém terá os processos de trabalho modernizados e atualizados com mais condições para atender engenheiros, arquitetos e projetistas.
Essa migração será possível graças às inúmeras possibilidades da plataforma (mais de 30 serviços), do uso de certificação digital visando a segurança e as tecnologias que os profissionais já têm em seus escritórios.
A nova plataforma permitirá que os projetos sejam enviados e analisados de forma 100% digital. O sistema terá serviços específicos para profissionais e também ferramentas para os contribuintes em geral.
Lançamento
No último dia 19 de dezembro já houve um pré-lançamento do programa no auditório da Prefeitura, que contou com as presenças do prefeito Daniel Alonso, de secretários municipais e de vereadores, além do diretor da AEA, Haroldo de Mayo Bernades.
Estiveram presentes também, para apresentação do novo sistema, Wagner Zau (diretor comercial) e Roberto Hart (diretor de desenvolvimento) da empresa SoftPark, fornecedora que venceu o processo licitatório e desenvolveu a plataforma.
O encontro foi prestigiado pelos profissionais das categorias envolvidas e marca uma nova fase na relação com o Poder Público municipal, segundo a Prefeitura. “Agilidade na aprovação, conveniência para os responsáveis pelos projetos e redução de custos para todos são alguns dos benefícios”, consta em nota oficial.
Conforme destacou o prefeito Daniel Alonso, o “Aprova Fácil” coloca Marília entre os municípios com melhor gestão em planejamento urbano, sobretudo na relação com os engenheiros, arquitetos e projetistas.
O secretário municipal de Planejamento Urbano, José Antônio de Almeida, fez um balanço da pasta, que está atacando e superando alguns dos principais gargalos.
Os três principais desafios mencionados foram a legislação, informatização e o déficit de servidores, que está sendo superado com concurso em andamento.
Ele destacou ainda que a plataforma será pioneira no Brasil (pelas inúmeras possibilidades da interface e pela forma colaborativa como está sendo construída), tendo também ferramentas de consulta úteis para corretores de imóveis e para os contribuintes em geral.
“Os aprimoramentos serão feitos com ajuda de vocês (aos engenheiros e arquitetos), assim como já estão sendo realizadas algumas melhorias a partir das sugestões do nosso próprio pessoal”, disse o secretário.
Para o diretor da AEA presente ao lançamento, o “Aprova Fácil” é uma necessidade e chega para modernizar um serviço que não comportava mais métodos antigos.