Criança está na UTI com suspeita de febre maculosa na região
Uma criança de 8 anos, moradora de Ipaussu (distante 122 quilômetros de Marília)), foi internada na Santa Casa de Ourinhos (distante 95 quilômetros) com suspeita de febre maculosa. A criança está na UTI em estado grave, mas consciente.
Na segunda-feira (20), João Gabriel Nunes Martins, de 10 anos, morreu na Santa Casa de Ipaussu com suspeita de febre maculosa.
Um Boletim de Ocorrência foi registrado na Polícia Civil pelo próprio hospital. A morte foi confirmada duas horas depois que ele chegou na Santa Casa.
O caso foi registrado como morte indeterminada, mas a suspeita da febre maculosa é porque o menino costumava brincar em um parque que tem capivaras, animal hospedeiro do carrapato estrela, que transmite a doença.
Os casos estão sendo investigados e a Secretaria da Saúde aguarda os resultados de exames pra confirmar as causas.
Nesta quarta-feira (22), a prefeitura de Ipaussu interditou o lago municipal como medida preventiva contra a doença.
“Foi tomada a providência do ‘cercamento’ de todo o entorno do Lago com a fita zebrada, como uma maneira de reforçar a sinalização, uma vez que somente as placas de advertência sobre os carrapatos e as de proibição de pesca, não estão sendo respeitadas, como por exemplo no dia de hoje [22], que foi necessário o apoio da polícia militar para a retirada de pescadores, que insistiram a permanecer no local. Devido isto, colocamos também vigias 24 horas por dia, para fazer a guarda e as orientações no local”, diz o comunicado.