Colaboradores da Unimar participam de treinamento de incêndio
Os colaboradores da Universidade de Marília (Unimar) e Hospital Beneficente Unimar (HBU) participaram de capacitação para a formação da Brigada de Incêndio, curso que teve como objetivo aprimorar o conhecimento sobre questões técnicas e evacuação segura, formando grupo especializado que irá minimizar os riscos em casos de incêndio.
A Brigada de Incêndio visa preparar os colaboradores para atuar em ações que busquem evitar os incêndios ou, no caso de ocorrência de acidente, estarem aptos a reduzir as consequências. De acordo com o técnico de segurança do trabalho do HBU, Rodolfo Alves Barbosa, é fundamental formar uma equipe especializada na Instituição.
“A equipe que estamos formando, através do treinamento de formação de brigadistas, está preparada para atuar no caso de incêndio ou sinistro. Buscamos aprimorar a equipe para que em situações de risco possamos atuar evitando a perda de vida e a perda significativa do patrimônio da Instituição”, conta.
Ainda segundo o Rodolfo, é muito importante que as pessoas tenham este conhecimento para que no futuro, ou numa ocasião, saibam como agir. “Nós temos uma diferença com a maioria das outras empresas, nós lidamos com pessoas. Não podemos simplesmente, no caso de incêndio, sair do prédio e esquecer a nossa matéria prima. Por isso, precisamos treinar muito e orientar nossos colaboradores, para que orientem aos pacientes, acadêmicos e o corpo docente para que se desloquem em segurança em caso de risco”, ressalta.
O curso de formação em Brigada de Incêndio envolveu colaboradores da Universidade de Marília e do Hospital Beneficente Unimar, com aulas teóricas e práticas. A secretária do Bloco de Odontologia da Unimar, Cláudia Morabito, participar de aulas que trazer benefício a segurança é super importante. “Estamos aperfeiçoando nossos conhecimentos sobre segurança, principalmente em casos de emergência, já que em todos os setores existem riscos. Por isso, precisamos nos aperfeiçoar e transmitir esse conhecimento à todos do setor, assim trabalharemos ainda mais em segurança”, enfatiza.