MN Logo

12 anos. Mais de 101 mil artigos.

  • Polícia
  • Marília
  • Garça
  • Pompeia
  • Oriente
  • Quintana
  • Regional
  • Tupã
  • Vera Cruz
  • Entrevista da Semana
  • MAC
  • Colunas
  • Anuncie
Esportes
seg. 18 nov. 2019

Capoeira está presente nos Jogos Abertos do Interior

por Amanda Brandão

Esporte é disputado há 17 anos no torneio. (Foto: Divulgação)

Presente nos Jogos Abertos do Interior desde 2002, a capoeira tem posição de destaque no Brasil. A afirmação é do técnico da seleção de Marília Edvaldo Pereira dos Santos – mais conhecido como Mestre Pereira – que estreou na quarta-feira, 13, no campeonato com o objetivo de conquistar medalhas nas categorias peso leve, médio, médio pesado e pesado.

Com duas divisões: angola e regional, a arte de origem afro-brasileira é segundo o técnico, o esporte que mais trabalha a questão social no país, oferecendo oportunidades a crianças, jovens e adultos em situações de vulnerabilidade. “Só perdemos mesmo para o futebol, que ocupa o primeiro lugar”, revela.

Para o técnico, a introdução da capoeira no âmbito esportivo, é de extrema importância, já que oferece a oportunidade do atleta realizar networking com atletas, técnicos e árbitros e tentar uma vaga em seleções regionais, nacionais e internacionais. “Os Jogos Abertos do Interior é um exemplo disso. Competi como atleta por 11 anos, fui medalhista em todas as edições e sou técnico há alguns anos”.

Além das vantagens esportivas, segundo Edvaldo a capoeira também traz inúmeros benefícios a saúde. “Devido à sua característica multifacetada, que mescla luta, dança, musicalidade e cultura dos negros africanos, ela ajuda a liberar o estresse, trabalha todo o corpo, estimula o condicionamento cardiovascular e musculoesquelético, promove maior flexibilidade, coordenação e estimula o respeito pelo próximo”.

De acordo com o atleta Marco Aurélio de Macedo Galvão, que, este ano, competiu pela primeira vez nos JAI e pratica a modalidade há sete, o esporte atende a todos os públicos e faixas etárias. “Conheço pessoas que começaram a atividade já com 40 e até 70 anos. Não há restrições, só precisa ter interesse pelo exercício e vontade de aprender”.

Nos dias atuais, existem inúmeros profissionais especialistas no treinamento de capoeira para crianças, atletas, terceira idade, dentre outros. Além das academias e centros esportivos da cidade, também há materiais didáticos que ensinam como começar a praticar o esporte.

(Foto: Divulgação)

Premiação

12 seleções femininas e 10 masculinas, disputaram a modalidade no Cristo Rei. As rodadas resultaram em dois campões: na 1ª. divisão venceu a equipe de Piracicaba (Feminino) e São José do Rio Preto (Masculino). Já na 2ª. divisão, quem venceu o feminino foi Guarujá e o masculino, Franca. As equipes de Marília iniciaram as partidas com dois atletas a menos, que estavam lesionados, e encerraram a competição em 7º lugar no feminino e 10º no masculino na 1ª. divisão.

Compartilhar

Mais lidas

  • 1
    Pátio ferroviário vira comércio fantasma após retirada dos camelôs
  • 2
    Morre em Marília homem que sofreu queda de ônibus e bateu a cabeça na região
  • 3
    Jovem é esfaqueado ao defender a irmã de assédio na zona oeste
  • 4
    Campanha do São Francisco premia clientes com iPhones e carro 0km em Marília

Escolhas do editor

VIOLÊNCIA
Jovem é esfaqueado ao defender a irmã de assédio na zona oesteJovem é esfaqueado ao defender a irmã de assédio na zona oeste
Jovem é esfaqueado ao defender a irmã de assédio na zona oeste
CULTURA JAPONESA
Marília confirma realização da 23ª edição da Japan Fest em abril de 2026Marília confirma realização da 23ª edição da Japan Fest em abril de 2026
Marília confirma realização da 23ª edição da Japan Fest em abril de 2026
CLIMA
Previsão indica nova sequência de chuvas em MaríliaPrevisão indica nova sequência de chuvas em Marília
Previsão indica nova sequência de chuvas em Marília
TUPÃ FOLIA 2026
Maior Carnaval da região, Tupã atrai foliões de outras cidadesMaior Carnaval da região, Tupã atrai foliões de outras cidades
Maior Carnaval da região, Tupã atrai foliões de outras cidades

Últimas notícias

Prefeitura suspende servidor acusado de agredir criança na rede municipal
Jovem é esfaqueado ao defender a irmã de assédio na zona oeste
Marília confirma realização da 23ª edição da Japan Fest em abril de 2026
Previsão indica nova sequência de chuvas em Marília

Notícias no seu celular

Receba as notícias mais interessantes por e-mail e fique sempre atualizado.

Cadastre seu email

Cadastre-se em nossos grupos do WhatsApp e Telegram

Cadastre-se em nossos grupos

  • WhatsApp
  • Telegram

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie

Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial.
MN, Marília Notícia © 2014 - 2026

MN - Marília NotíciaMN Logo

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie