MN Logo

12 anos. Mais de 104 mil artigos.

  • Polícia
  • Marília
  • Garça
  • Pompeia
  • Oriente
  • Quintana
  • Regional
  • Tupã
  • Vera Cruz
  • Entrevista da Semana
  • MAC
  • Colunas
  • Anuncie
Política
ter. 15 out. 2019

Ministro diz que prisão como incentivo à delação premiada é tortura

por Agência Estado

O ministro Nefi Cordeiro, do Superior Tribunal de Justiça, defende revisões nos acordos de delação premiada dentro do Ministério Público “para se garantir os direitos dos colaboradores”. Uma característica da delação a ser respeitada “é a voluntariedade”, avalia Cordeiro.

“A prisão preventiva fora das hipóteses legais, especialmente quando utilizada como incentivo à colaboração, é tortura. O Estado não pode fazer tortura para obter colaboração”, disse o ministro durante o 1.º Curso Nacional Corrupção e os Desafios do Juiz Criminal na última sexta-feira, 11.

Ele ainda falou que o Judiciário e o Ministério Público devem trabalhar juntos na aplicação da colaboração premiada, “porém cada um com o papel que lhe foi destinado pela Constituição Federal e pelas leis do país”.

Colaboração premiada e ‘plea bargain’

Cordeiro foi palestrante nos debates que trataram de “plea bargain”, corrupção e soluções negociadas. Ele ressaltou a importância da negociação no processo penal, mas disse que os acordos não podem servir de pretexto para inibir o dever investigatório e probatório do Estado. “Na colaboração premiada, não pode ter incidência ou interpretação divorciada das garantias e limitações às demais ações penais.”

Segundo o ministro, “nossa realidade está transformando a colaboração premiada em plea bargain sem apoio em lei”. “Nosso sistema não é o da plea bargain, nosso sistema é muito diferente da plea bargain. Podemos evoluir, sim, para algo mais parecido; até acho que isso seria bom em alguma medida, porém é preciso tomar cuidado.”

A plea bargain existe no sistema norte-americano de Justiça e estipula redução de pena para o réu que confessa a culpa. Foi proposto ao Congresso no pacote anticrime do ministro Sergio Moro, da Justiça e Segurança Pública, mas acabou retirado pela Câmara dos Deputados.

Já a colaboração premiada, prevista em diversas leis brasileiras, envolve um acordo em que o réu ajuda na investigação, confessando seus próprios crimes e entregando os corréus, em troca de algum benefício no processo.

Natureza jurídica

O encontro, sob a presidência do ministro Reynaldo Soares da Fonseca, ainda teve a participação do ministro Herman Benjamin, diretor-geral da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados.

As peculiaridades da delação premiada tornam delicado considerá-la de natureza jurídica contratual, defendeu o ministro Herman Benjamin. Para ele, uma solução seria atribuir à delação natureza de contrato sui generis, uma vez que isso permitiria realizar ajustes na negociação caso necessário.

Ele destacou. “Quando se considera que a colaboração premiada tem natureza jurídica contratual, deve-se lembrar que esse acordo bilateral possui condições resolutivas, obrigações paralelas, entre elas a do acusado não reincidir em novas modalidades criminosas.”

Compartilhar

Mais lidas

  • 1
    Mulher de 26 anos morre no HC após tentar contra a própria vida em Marília
  • 2
    Homem é esfaqueado pelo sobrinho durante discussão no distrito de Rosália
  • 3
    Exames encerram mistério sobre identidade de homem que morreu após ser socorrido
  • 4
    Discussão entre casal por compra de salsicha termina com homem preso em Marília

Escolhas do editor

LEGISLATIVO
Albuquerque assume vaga na Câmara e Rossana deixa mandato em MaríliaAlbuquerque assume vaga na Câmara e Rossana deixa mandato em Marília
Albuquerque assume vaga na Câmara e Rossana deixa mandato em Marília
FORÇA-TAREFA
OAB Marília alerta para cuidados com golpe do falso advogadoOAB Marília alerta para cuidados com golpe do falso advogado
OAB Marília alerta para cuidados com golpe do falso advogado
BRIGA FAMILIAR
Homem é esfaqueado pelo sobrinho durante discussão no distrito de RosáliaHomem é esfaqueado pelo sobrinho durante discussão no distrito de Rosália
Homem é esfaqueado pelo sobrinho durante discussão no distrito de Rosália
COMÉRCIO EXTERIOR
Marília fecha primeiro semestre com déficit na balança comercialMarília fecha primeiro semestre com déficit na balança comercial
Marília fecha primeiro semestre com déficit na balança comercial

Últimas notícias

Deputados acompanham avanço de escola estadual para 1,4 mil alunos em Marília
Prefeito anuncia projeto para implantar usina de lixo orgânico em Marília
MN TV: Você beberia? Água escura nas torneiras gera queixas em Garça
Polícia Civil prende secretário de Assis em operação sobre roubo contra vereador

Notícias no seu celular

Receba as notícias mais interessantes por e-mail e fique sempre atualizado.

Cadastre seu email

Cadastre-se em nossos grupos do WhatsApp e Telegram

Cadastre-se em nossos grupos

  • WhatsApp
  • Telegram

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fabiano Del Masso
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Lucas Caldeira
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Mateus Castanheira
  • Natália Thomé
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie

Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial.
MN, Marília Notícia © 2014 - 2026

MN - Marília NotíciaMN Logo

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fabiano Del Masso
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Lucas Caldeira
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Mateus Castanheira
  • Natália Thomé
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie