MN Logo

12 anos. Mais de 104 mil artigos.

  • Polícia
  • Marília
  • Garça
  • Pompeia
  • Oriente
  • Quintana
  • Regional
  • Tupã
  • Vera Cruz
  • Entrevista da Semana
  • MAC
  • Colunas
  • Anuncie
Regional
seg. 14 out. 2019

Ex-prefeito de Pompeia é absolvido por compra sem licitação

por Daniela Casale

Oscar Yasuda foi inocentado (Foto: Divulgação)

O ex-prefeito de Pompeia (distante 31 quilômetros de Marília), Oscar Yasuda, foi absolvido em acórdão na 6ª Câmara de Direito Criminal do Tribunal de Justiça de São Paulo da acusação de prática do delito previsto no artigo 89, da Lei nº 8.666/1993, que trata de dispensar ou inexigir licitação fora das hipóteses previstas na lei, ou deixar de observar as formalidades pertinentes à dispensa ou a inexigibilidade.

O julgamento teve a participação dos desembargadores Ricardo Tucunduva, Zorzi Rocha e do relator Marcos Correa.

Oscar havia sido condenado a cumprir, em regime inicial semiaberto, a pena de cinco anos de detenção, somados ao pagamento de 16 dias multa, cada qual fixado no mínimo legal. Ele recorreu e foi absolvido.

Conforme os autos, Oscar foi eleito prefeito de Pompeia por dois mandatos seguidos. Durante a gestão de 2013/2016, teria dispensado e inexigido o procedimento licitatório fora das hipóteses previstas em lei e deixado de observar as formalidades pertinentes às dispensas e inexigibilidades.

Ele foi acusado de realizar processo de compras de peças automotivas e serviços de consertos para veículos da frota municipal no montante de R$481.161,02, sem devida licitação.

Segundo os autos, Oscar declarou que, na época dos fatos, contratou uma pessoa com experiência em licitação para ser a responsável pelas compras do município. Disse que pensava que todo o procedimento legal estava sendo feito e ficou surpreso com o relatório do Tribunal de Contas que apontou a compra de peças sem licitação.

Afirmou que, após o relatório, determinou a realização de licitação. Questionou o responsável pelas compras, o qual disse que a necessidade de aquisição das peças era imprevisível e, por isso, foi impossível fazer a licitação. Havia urgência na manutenção das estradas rurais. Esclareceu que depois destes fatos indicou outra pessoa de sua confiança como responsável pela licitação.

” (…) a partir da notificação de irregularidade, o Prefeito tomou providências para corrigir o procedimento. Nesse quadro, não verifico a evidência do dolo. A imprevisibilidade e eventualidade da necessidade do material ficaram provadas. As compras não ultrapassam o limite legal. As contas foram aprovadas e eventual prejuízo não restou demonstrado”, diz o relator no acórdão.

“Eu sempre confiei na Justiça e a verdade sempre prevalece”, disse Yasuda ao Marília Notícia.

Compartilhar

Mais lidas

  • 1
    Mulher luta pela vida após parto em Marília; caso é investigado
  • 2
    Polícia prende dois por tráfico no mesmo endereço em menos de três horas
  • 3
    Projeto de avenida de R$ 55 milhões avança com novo decreto em Marília
  • 4
    Casos respiratórios disparam entre crianças e acendem alerta em Marília

Escolhas do editor

CIDADE
Emdurb vai ampliar videomonitoramento para fiscalizar trânsito em MaríliaEmdurb vai ampliar videomonitoramento para fiscalizar trânsito em Marília
Emdurb vai ampliar videomonitoramento para fiscalizar trânsito em Marília
SÍNDROME RESPIRATÓRIA
Casos respiratórios disparam entre crianças e acendem alerta em MaríliaCasos respiratórios disparam entre crianças e acendem alerta em Marília
Casos respiratórios disparam entre crianças e acendem alerta em Marília
LEGISLAÇÃO
Marília institui diagnóstico precoce de autismo na rede de saúdeMarília institui diagnóstico precoce de autismo na rede de saúde
Marília institui diagnóstico precoce de autismo na rede de saúde
FUTEBOL
Brasil fica no empate com Marrocos na estreia do Mundial 2026Brasil fica no empate com Marrocos na estreia do Mundial 2026
Brasil fica no empate com Marrocos na estreia do Mundial 2026

Últimas notícias

Danilo destaca impacto da nova Policlínica para a saúde de Marília
Obras de revitalização alteram tráfego na SP-294 a partir de segunda-feira em Marília
Prefeitura adia Arraiá na Praça para 21 de junho devido à previsão de chuva
Emdurb vai ampliar videomonitoramento para fiscalizar trânsito em Marília

Notícias no seu celular

Receba as notícias mais interessantes por e-mail e fique sempre atualizado.

Cadastre seu email

Cadastre-se em nossos grupos do WhatsApp e Telegram

Cadastre-se em nossos grupos

  • WhatsApp
  • Telegram

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fabiano Del Masso
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Lucas Caldeira
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Thomé
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie

Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial.
MN, Marília Notícia © 2014 - 2026

MN - Marília NotíciaMN Logo

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fabiano Del Masso
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Lucas Caldeira
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Thomé
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie