MN Logo

12 anos. Mais de 105 mil artigos.

  • Polícia
  • Marília
  • Garça
  • Pompeia
  • Oriente
  • Quintana
  • Regional
  • Tupã
  • Vera Cruz
  • Entrevista da Semana
  • MAC
  • Colunas
  • Anuncie
Brasil e Mundo
seg. 09 set. 2019

‘Logo estarei de volta’, diz Bolsonaro após cirurgia

por Agência Estado

O presidente Jair Bolsonaro foi submetido neste domingo pela manhã em São Paulo à quarta cirurgia após o ataque a faca que sofreu durante a campanha eleitoral há um ano. O procedimento foi para correção de hérnia incisional, que surgiu sob a cicatriz das cirurgias anteriores. “Mais uma cirurgia. Desta vez foram 5 horas, mas estamos bem. Obrigado a todos pelo apoio e orações! Obrigado Deus pela minha vida! Logo estarei de volta ao campo. Irruuu!”, escreveu o presidente em rede social no fim da tarde.

Em seguida, o senador Flávio Bolsonaro (PSL-RJ), filho mais velho do presidente, divulgou uma foto ao lado do pai. “O cara é forte!!! Graças a Deus correu tudo bem em mais essa batalha pela vida”, disse.

Segundo o médico responsável pelo procedimento, Antônio Macedo, cirurgião geral do Hospital Vila Nova Star, o quadro de Bolsonaro é estável e as visitas estão restritas. Ele ainda disse que o procedimento durou mais do que o inicialmente previsto devido a uma aderência do intestino, mas não houve complicações.

“A gente fala que vai durar duas horas. Mas vai durar o que é necessário. Se precisar durar quatro, que demore. O importante é ficar bem-feito. Tem de ter muito cuidado para não machucar o intestino de forma alguma”, explicou.

Após o procedimento, o porta-voz da Presidência da República, general Otávio Rego Barros, informou que Bolsonaro passou a Presidência ao vice, Hamilton Mourão, pelos próximos cinco dias a partir de ontem. Mas a internação pode se estender por até dez dias, afirmou Macedo aos jornalistas no início da noite.

“Ele só vai sair daqui direto para o aeroporto, não vai ficar em hotel, então é difícil dizer (quando receberá alta). Mesmo que ele esteja bem em cinco dias, para viajar ele precisa de uns dez dias”, concluiu.

Ao ser questionado sobre possíveis novas cirurgias, o médico disse que a chance da hérnia voltar é pequena. “Elas têm índice de reincidir, mas essa probabilidade não é superior a 6%. A chance é muito pequena. O tecido está bem mais musculoso e mais forte, é de imaginar que não vai haver reincidência, mas é sempre possível”. A partir de hoje, Bolsonaro passará por uma dieta líquida.

No único boletim médico divulgado, o hospital informou que Bolsonaro apresenta quadro clínico estável e fará sua recuperação no apartamento, com visitas restritas.

De acordo com Macedo, as hérnias incisionais podem ocorrer em casos de cirurgias que não foram planejadas, como a que foi realizada em Bolsonaro após a facada. “Tudo isso é consequência das cirurgias. O tecido ficou enfraquecido, cedeu a sutura e surgiu essa hérnia.”

Visitas

Flávio Bolsonaro, o deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) e o vereador Carlos Bolsonaro (PSC-RJ), filhos do presidente, estiveram no hospital. A primeira-dama, Michelle, também acompanha o presidente. “Agradecemos a Deus, a toda equipe médica do hospital e a todos que rezaram/oraram. A cirurgia foi um sucesso”, afirmou Eduardo, em rede social.

O primeiro-ministro de Israel, Binyamin Netanyahu, desejou boa recuperação pelo Twitter. “Meu amigo Jair Bolsonaro, estou feliz que sua cirurgia tenha sido bem-sucedida. Desejo uma total recuperação e sucesso para você e para o povo brasileiro. Feliz Dia da Independência”, declarou, em referência ao 7 de Setembro. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Compartilhar

Mais lidas

  • 1
    Mulher é encontrada morta em Marília; polícia investiga feminicídio
  • 2
    Obituário | Falecimentos registrados nesta sexta-feira em Marília e região
  • 3
    Justiça condena dono de construtora por injúria e ameaça após chamar arquiteto de macaco
  • 4
    Companhias da PM passam a atender moradores em novas sedes nos bairros de Marília

Escolhas do editor

INVESTIGAÇÃO
Mulher é encontrada morta em Marília; polícia investiga feminicídioMulher é encontrada morta em Marília; polícia investiga feminicídio
Mulher é encontrada morta em Marília; polícia investiga feminicídio
EMPREGO FORMAL
Impulsionada pela indústria, Marília fecha semestre no azulImpulsionada pela indústria, Marília fecha semestre no azul
Impulsionada pela indústria, Marília fecha semestre no azul
SAÚDE
Marília se torna 2ª cidade de SP a oferecer sensor gratuito a crianças com diabetesMarília se torna 2ª cidade de SP a oferecer sensor gratuito a crianças com diabetes
Marília se torna 2ª cidade de SP a oferecer sensor gratuito a crianças com diabetes
RECORDE
Marília tem julho mais chuvoso dos últimos 10 anosMarília tem julho mais chuvoso dos últimos 10 anos
Marília tem julho mais chuvoso dos últimos 10 anos

Últimas notícias

Mulher é encontrada morta em Marília; polícia investiga feminicídio
Como verificar se você tem dívidas pendentes 
Receita adia cronograma de destaque de impostos da reforma tributária
Plataforma oferece escuta em saúde mental para jovens no SUS Digital

Notícias no seu celular

Receba as notícias mais interessantes por e-mail e fique sempre atualizado.

Cadastre seu email

Cadastre-se em nossos grupos do WhatsApp e Telegram

Cadastre-se em nossos grupos

  • WhatsApp
  • Telegram

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fabiano Del Masso
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Lucas Caldeira
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Mateus Castanheira
  • Natália Thomé
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie

Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial.
MN, Marília Notícia © 2014 - 2026

MN - Marília NotíciaMN Logo

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fabiano Del Masso
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Lucas Caldeira
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Mateus Castanheira
  • Natália Thomé
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie