HC é habilitado a participar do Programa Corujão da Saúde
O Hospital das Clínicas aderiu à 3ª fase do Programa Corujão da Saúde e realizará durante o período de julho a novembro os exames de Mamografia Bilateral, Endoscopia Digestiva e Ultrassonografia.
Um Programa do Governo do Estado de São Paulo, através da Secretaria de Estado da Saúde, o Corujão da Saúde tem por objetivo reduzir o tempo de espera na fila por exames, desenvolvido no formato de mutirão sem cancelamento da agenda ofertada na rotina.
Em comemoração a adesão, neste sábado, dia 10 de agosto, a Superintendência do HCFAMEMA realizou uma solenidade como forma de agradecimento ao apoio das equipes que participarão do Corujão da Saúde e de incentivo para o alcance do Programa. Participaram do evento representando o DRS-IX – Departamento Regional de Saúde de Marília, Ana Maria Celestino Reis e Alberto Pereira da Silva, a Coordenadora do NUAC (Núcleo de Apoio à Comunidade) da Famema, Sônia Custódio, a Diretora do Serviço de Apoio Diagnóstico e Terapêutico do HCFAMEMA, Cristina Toshie de Macedo Kuabara, assessores, diretores e colaboradores da Instituição.
O Corujão da Saúde iniciou a sua 1ª fase nas regiões da Grande São Paulo, Campinas e Vale do Paraíba, em 12 de abril, sendo ampliado para as regiões da Baixada Santista, Bauru, Presidente Prudente e São José do Rio Preto, na 2ª fase.
Já na 3ª fase, está sendo realizado em 301 municípios de 10 regiões do interior: Araçatuba, Araraquara, Barretos, Franca, Marília, Piracicaba, Registro, Ribeirão Preto, São João da Boa Vista e Sorocaba.
Os exames de Endoscopia Digestiva estão sendo realizados inicialmente aos sábados e domingos, já os de Ultrassonografia, todos os dias. O agendamento é feito através da CROSS (Central de Regulação de Oferta de Serviços de Saúde), que possui um sistema de agendamento estadual que permitirá avaliar o quantitativo de atendimentos bem como o faturamento dos serviços realizados.
O HCFAMEMA deverá realizar no período de 120 dias, 40 mamografias bilaterais, 600 endoscopias e 1.400 exames de ultrassom. Os procedimentos são realizados de forma suplementar, ou seja, além da agenda da rotina.
“Estamos muito felizes em poder participar e contribuir de forma suplementar para a diminuição demanda reprimida da Regional de Saúde de Marília, que compreende 62 municípios. O HCFAMEMA é uma grande estrutura de assistência à saúde pública, sendo referência no atendimento de média e alta complexidade, e sempre estaremos apoiando este tipo de projeto que beneficia a população, trazendo mais agilidade nos diagnósticos e tratamentos”, ressaltou Dra. Paloma Aparecida Libanio Nunes, Superintendente do HCFAMEMA.