Abertas inscrições para o 2º Concurso de Qualidade do Café de Garça e Região
Até o dia 23 de agosto estão abertas as inscrições para o 2º Concurso de Qualidade do Café de Garça e Região, edição 2019, que será realizado no dia 12 de setembro.
O concurso faz parte da programação do VIII Encontro dos Cafeicultores da Região de Garça, promovido pela Casa da Agricultura.
Entre os principais objetivos do evento estão à identificação, promoção e premiação dos agricultores de cafés de qualidade – arábica, além do incentivo a constante melhoria da qualidade como meio eficaz na conquista de mercado e agregação de valores ao produtor.
O concurso também pretende aumentar a visibilidade dos cafés de Garça e região e estimular a adoção de boas práticas durante toda a cadeia produtiva.
O 2º Concurso de Qualidade do Café de Garça e Região é organizado pela Associação dos Produtores de Cafés Especiais da Região de Garça e por produtores voluntários, com apoio da Prefeitura de Garça, CATI, CONAB e ACIG, OLAN, CREDICITRUS , Armazéns Gerais, Cafés do Brasil, Café Granchelli e outras empresas que se agregarem ao longo do processo.
Poderão concorrer todos os cafeicultores da região de Garça pertencentes à delimitação da Indicação Geográfica – IG. São eles: Garça, Vera Cruz, Gália, Fernão, Duartina, Lucianópolis, Alvinlândia, Lupércio, Ocauçu, Álvaro de Carvalho, Júlio Mesquita, Guarantã, Pirajuí e Marília.
A classificação final será pela maior pontuação, tendo como critério: fragrância, aroma, sabor, doçura, uniformidade, balanço, acidez, amargor, corpo, sabor residual e adstringência.
Serão atribuídas notas de zero a 10 para cada item. Esta fase de classificação será realizada por meio de análise sensorial pela comissão julgadora.
Para se inscrever o produtor deverá depositar o lote de café na CONAB. Depois deverá preencher a ficha de inscrição e assinar o termo de conhecimento e concordância do regulamento do concurso na CATI – Casa da Agricultura de Garça.
O produtor deverá apresentar os seguintes documentos: cópia do CPF, do RG, comprovante de depósito na CONAB e cartão de produtor rural (CNPJ). A inscrição é isenta de taxas ou qualquer ônus para o participante.