MP lança cartilha sobre relacionamentos abusivos
O Ministério Público do Estado de São Paulo criou a cartilha “Namoro Legal”, para conscientizar meninas e adolescentes sobre os reflexos de um relacionamento abusivo.
O material está disponível online e pode ser acessado por qualquer pessoa. O documento contém dicas para ajudar a identificar uma relação saudável ou abusiva.
Uma adolescente vítima de um relacionamento abusivo conta que no começo o namorado era carinhoso, mas depois começaram as agressões física e psicológica, do jeito que costuma ocorrer na maioria dos casos.
O Ministério Público decidiu lançar a cartilha, com uma linguagem simples, o material é separado em sete tópicos de como um namoro saudável deve ser.
A ideia é que a cartilha seja compartilhada em grupos ou nas redes sociais, como forma de prevenir relacionamentos abusivos.
De acordo com uma pesquisa realizada pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública 42% das mulheres brasileiras que têm idade entre 16 e 24 anos sofreram algum tipo de violência em 2018.
O último levantamento, também do Fórum de Violência Pública, revelou a ocorrência de 1133 feminicídios, que é um número muito alto, e o Brasil segue como 5º país que mais mata mulher no mundo e o 4º em número absoluto de casamento infantil.