MN Logo

12 anos. Mais de 104 mil artigos.

  • Polícia
  • Marília
  • Garça
  • Pompeia
  • Oriente
  • Quintana
  • Regional
  • Tupã
  • Vera Cruz
  • Entrevista da Semana
  • MAC
  • Colunas
  • Anuncie
Marília
sex. 17 maio. 2019

Alunos de Medicina da Unimar realizam ações sociais

por Amanda Brandão

Acadêmicos de Medicina da Unimar realizam ações sociais voltada à saúde. (Foto: Divulgação)

Os alunos do curso de Medicina da Universidade de Marília (Unimar) em parceria com a Vigilância Epidemiológica do município realizaram ações preventivas às Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) e a Dengue em Unidades Básica de Saúde (UBS) e em escolas públicas. As atividades estão ligadas a disciplina “Rede de Atenção à Saúde e Linhas de Cuidado”.

As ações foram desenvolvidas pelos acadêmicos do 11º termo de Medicina. Eles pesquisaram os problemas mais comuns dentro dos locais escolhidos e realizaram ações voltadas a conscientização. De acordo com a docente Lais Zutin, o objetivo foi integrar o acadêmico com as questões de saúde pública. “Os temas abordados pelos acadêmicos são os atribuídos à Vigilância Epidemiológica e a escolha da ação se deu através da realidade de cada instituição visitada”, explica.

Na UBS Chico Mendes e Escola Estadual Vereador Sebastião Mônaco, ambos da zona oeste, os grupos desenvolveram atividades voltadas à prevenção de DSTs e mapeamento de grávidas com sífilis, dando a destinação ao tratamento adequado. O mesmo tema foi também trabalhado com os moradores e frequentadores do Alojamento da Unesp, localizado no jardim Cavalari.

A dengue foi abordada por grupos que trabalharam com a educação infantil, realizando ações de conscientização na Escola Municipal de Ensino Infantil (EMEI) Criança Feliz e com a reciclagem na UBS Aniz Badra, localizadas na zona norte de Marília.

A acadêmica Marcela Capeloci estava no grupo que desenvolveu atividades na UBS Aniz Badra. Ela e os integrantes do grupo perceberam que o problema da região é relacionado ao descarte incorreto de lixo, gerando criadouros do aedes aegypti.

“Nós utilizamos garrafas pet e pneus como matéria-prima para construir um jardim, aproveitando um espaço que estava abandonado na UBS. Mostramos à comunidade que é importante manter os quintais limpos, para evitar criadouros, e como é simples deixar um local bonito com o que temos em casa”, enfatiza Marcela.

Segundo a enfermeira responsável pela UBS, Denise Elaine Garozi, foi primordial esta interação entre os futuros profissionais e a comunidade na prevenção à dengue. “Nós só temos a agradecer estes acadêmicos e a Unimar por proporcionar melhorias e educar a população com bons exemplos”, comemora.

(Foto: Divulgação)

Compartilhar

Mais lidas

  • 1
    ‘Salvamos um. Quando pensamos que íamos tirar outro, o extintor acabou’
  • 2
    Polícia identifica vítimas da queda de avião em Marília
  • 3
    Avião cai ao lado do aeroporto de Marília e deixa dois mortos
  • 4
    Curitibano, jovem sobrevivente de queda de avião recebe alta do HC

Escolhas do editor

DESASTRE AÉREO
Curitibano, jovem sobrevivente de queda de avião recebe alta do HCCuritibano, jovem sobrevivente de queda de avião recebe alta do HC
Curitibano, jovem sobrevivente de queda de avião recebe alta do HC
TRAGÉDIA
Polícia Civil inicia investigação sobre causa da queda de avião em MaríliaPolícia Civil inicia investigação sobre causa da queda de avião em Marília
Polícia Civil inicia investigação sobre causa da queda de avião em Marília
Descontaço Azul Viagens oferece até 30% de desconto em pacotes de viagensDescontaço Azul Viagens oferece até 30% de desconto em pacotes de viagens
Descontaço Azul Viagens oferece até 30% de desconto em pacotes de viagens
DESASTRE NA AABB
Marília e Jales se despedem das vítimas do acidente aéreoMarília e Jales se despedem das vítimas do acidente aéreo
Marília e Jales se despedem das vítimas do acidente aéreo

Últimas notícias

Curitibano, jovem sobrevivente de queda de avião recebe alta do HC
Operação prende três suspeitos de integrar quadrilha que roubou fazenda em Garça
Comissão do Senado aprova novo piso salarial de médicos e dentistas
Conab: produção de grãos pode chegar a 358,6 milhões de toneladas

Notícias no seu celular

Receba as notícias mais interessantes por e-mail e fique sempre atualizado.

Cadastre seu email

Cadastre-se em nossos grupos do WhatsApp e Telegram

Cadastre-se em nossos grupos

  • WhatsApp
  • Telegram

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fabiano Del Masso
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Lucas Caldeira
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Thomé
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie

Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial.
MN, Marília Notícia © 2014 - 2026

MN - Marília NotíciaMN Logo

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fabiano Del Masso
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Lucas Caldeira
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Thomé
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie