Fisioterapeuta do Trata ministra curso de pós no Equador
O fisioterapeuta José Ordenes, diretor clínico do Instituto Trata em Marília, ministrará uma pós-graduação em terapia manual ortopédica no Equador. O especialista está sendo convidado por instituições de ensino superior de toda América latina como Brasil, Peru, Uruguai, Costa Rica, entre outras, para diplomação de turmas.
Especializado em terapia manual, Ordenes é referência na utilização das técnicas mais avançadas da fisioterapia no tratamento de pacientes com diferentes dores e lesões. O curso de pós-graduação inicia nesta sexta-feira (15), com duração de quatro meses e se encerrará no fim de julho.
O fisioterapeuta segue solicitado por universidades de todo mundo para diplomação internacional, validada através de uma parceria com a Universidade dos Estados Unidos (Unilogos), de Miami. O diploma será assinado também pela Unesco.
“Eu estarei viajando eventualmente para ministrar as aulas. É um diploma que inclui todas as técnicas manipulativas que utilizamos no dia a dia, aqui no Brasil está começando a crescer, mas internacionalmente a prática já é muito forte, tendo até diretrizes de saúde pública, onde é incluída a terapia manual como recurso de primeira linha para dor lombar”, explicou.
Ordenes esclarece que a terapia manual auxilia no tratamento de dores lombares agudas, bursite, trocantérica, dor de cabeça e enxaqueca, dor no quadril, joelho e pé.
“Quando pensamos em fisioterapia, 90% corresponde a terapia manual e 10% a eletroterapia. Lamentavelmente no Brasil ainda se utiliza somente a eletroterapia e a terapia manual é deixada em segundo plano”, diz o profissional.
“O paciente chega, é submetido ao ‘choquinho’, permanece por um tempo, vai para outro aparelho e é liberado. A real fisioterapia trabalha com o paciente, coloca a mão na massa, manipula e mobiliza, para saber o que ele tem e tratá-lo de forma mais certeira. Essa é a verdadeira fisioterapia”, destacou.
José Ordenes é responsável pelo Instituto Trata de Marília, referência no tratamento dos principais problemas ortopédicos. Prevenção e efetividade são duas palavras-chave da rede de fisioterapia, que conta com mais de 65 clínicas em todo o país.
Contato
Instituto Trata de Marília – Especialista em quadril e joelho
Rua José Bertonha, 103, no Jardim Tangará.
Fone: (14) 3367-1977
WhattsApp: (14) 9-9131-2139 [clique aqui].