MN Logo

11 anos. Mais de 100 mil artigos.

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes
  • Colunas
  • Anuncie
Marília
sex. 08 fev. 2019

Conselho da Igualdade Racial elege nova diretoria

por Amanda Brandão

O conselho é órgão paritário, permanente e consultivo, vinculado à Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social. (Foto: Divulgação)

O CMPIR (Conselho Municipal da Promoção da Igualdade Racial) promoveu na terça-feira passada (5), na sede da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, a sua primeira reunião, que teve como objetivo principal a eleição da diretoria.

Foram eleitos os seguintes membros: presidente – Sugar Ray Robson Gomes, Coronel da Polícia Militar, Cientista Social e Apresentador de TV; vice-presidente – Marilis Custódio de Lima Machado, professora aposentada de Língua Portuguesa; secretário – Guilherme Ayres Primo, formado em Comunicação, Publicidade e Propaganda; e vice-secretária – Atalita Martins da Silva Pereira, formada em Administração e atual Assessora de Direitos Humanos da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social.

A luta pela igualdade de direitos da população negra, cigana, indígenas e outros segmentos religiosos ganhou um novo aliado na conquista de políticas públicas efetivas.

No dia 29 de janeiro, na Câmara Municipal de Marília, foi realizado o Fórum Municipal de Promoção da Igualdade Racial, com objetivo de eleger a representação da sociedade civil no CMPIR.

O conselho é órgão paritário, permanente e consultivo, vinculado à Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, conforme termos da Lei Municipal nº 7.860, de 16 de outubro de 2015, alterada pela Lei Municipal nº 8.304, de 10 de outubro de 2018, e possui a finalidade de propor diretrizes de ações governamentais, em âmbito municipal, sobre políticas da igualdade racial com ênfase na população negra, cigana, indígena e outros segmentos raciais e étnicos da população brasileira, vítimas de racismo, preconceito e discriminação racial.

O CMPIR é constituído por 16 (dezesseis) membros titulares e igual número de suplentes, sendo 6 (seis) representantes do Poder Público Municipal, 2 (dois) representantes do Poder Público Estadual e 8 (oito) representantes da sociedade civil. O mandato dos conselheiros é por dois anos, permitida a recondução, nomeados pelo Prefeito Municipal.

O Fórum contou com a presença de 65 representantes de diversas entidades, organizações e comunidades religiosas de matrizes africanas, católicas e evangélicas que, de uma forma bastante democrática, elegeram a composição do Conselho.

Para a assessora de Direitos Humanos, Atalita Martins da Silva Pereira, os conselheiros têm um papel fundamental na criação de ações de políticas públicas.

“O conselho propõe a criação de políticas públicas para a população negra, cigana, indígena e outros segmentos étnicos, advindo de um debate que vem não só dos representantes do poder Executivo, mas daqueles que vivem cotidianamente em condições de opressão. Deve ser um órgão de assessoramento, proposição, elaboração e fiscalização, além de atuar como um espaço de denúncias dessas opressões. Ter a sociedade civil e o poder público juntos, elaborando políticas públicas, é o que pode dar respostas para sobressaltar a realidade cruel vivida pela população negra”, afirmou a vice-secretária do órgão.

A Secretária Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social assegurou que o governo municipal será parceiro do Conselho, desenvolvendo políticas públicas e apoiando as ações proposta pelo grupo.

“Podem contar efetivamente com nossa gestão. Não tenham dúvidas de que essa secretaria e o prefeito Daniel Alonso estarão ombreados com o conselho em diversas lutas”, frisou.

(Foto: Divulgação)

(Foto: Divulgação)

(Foto: Divulgação)

Compartilhar

Mais lidas

  • 1
    Homem morre baleado pela PM na madrugada em Marília
  • 2
    Destruição na Fazenda do Estado gera multa à moradora, após derrubada de árvores
  • 3
    Marília lidera ranking nacional de demanda por profissionais do sexo
  • 4
    Dupla armada invade casa, rende irmãos e foge com R$ 10 mil e relógio na zona norte

Escolhas do editor

HABEAS CORPUS
Defesa de ex-PM acusado de morte no rodeio de Marília recorre ao STJDefesa de ex-PM acusado de morte no rodeio de Marília recorre ao STJ
Defesa de ex-PM acusado de morte no rodeio de Marília recorre ao STJ
EDUCAÇÃO
Marília cria programa que garante exame de vista a alunos do ensino fundamentalMarília cria programa que garante exame de vista a alunos do ensino fundamental
Marília cria programa que garante exame de vista a alunos do ensino fundamental
ZONA NORTE
Homem morre baleado pela PM na madrugada em MaríliaHomem morre baleado pela PM na madrugada em Marília
Homem morre baleado pela PM na madrugada em Marília
CENTRO DE COMPRAS
Marília Shopping anuncia 4ª expansão e confirma chegada das redes Soneda e Daiso em 2026Marília Shopping anuncia 4ª expansão e confirma chegada das redes Soneda e Daiso em 2026
Marília Shopping anuncia 4ª expansão e confirma chegada das redes Soneda e Daiso em 2026

Últimas notícias

Resultados do Enamed e do Revalida serão divulgados na próxima semana
Saques na poupança superam depósitos em R$ 2,85 bilhões em novembro
Quase 20% da população de favelas vivem em vias onde não passam carros
Defesa de ex-PM acusado de morte no rodeio de Marília recorre ao STJ

Notícias no seu celular

Receba as notícias mais interessantes por e-mail e fique sempre atualizado.

Cadastre seu email

Cadastre-se em nossos grupos do WhatsApp e Telegram

Cadastre-se em nossos grupos

  • WhatsApp
  • Telegram

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie

Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial.
MN, Marília Notícia © 2014 - 2025

MN - Marília NotíciaMN Logo

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie