MN Logo

12 anos. Mais de 104 mil artigos.

  • Polícia
  • Marília
  • Garça
  • Pompeia
  • Oriente
  • Quintana
  • Regional
  • Tupã
  • Vera Cruz
  • Entrevista da Semana
  • MAC
  • Colunas
  • Anuncie
Brasil e Mundo
sex. 22 jun. 2018

Fachin mantém na prisão investigados da Operação Registro Espúrio

por Agência Estado

Nesta quinta-feira, 21, o ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu manter presos preventivamente investigados da Operação Registro Espúrio que entraram com pedidos de liberdade. O ministro, que determinou as prisões em maio, apontou a continuidade como uma medida “necessária ao resguardo da ordem pública e a evitar a reiteração delitiva”.

Ele concordou com a posição da Procuradoria-Geral da República (PGR), que apontou que as provas colhidas após a primeira fase da operação reforçam os motivos da prisão.

Apenas a lobista Veruska Peixoto da Silva conseguiu uma decisão favorável de Fachin. Ao argumentar que tem filho de 10 anos, ela obteve o direito de cumprir prisão domiciliar. O motivo apontado pelo ministro é a recente decisão da Segunda Turma do STF, que concedeu um habeas corpus coletivo para presas grávidas ou mães de filhos de até 12 anos. A PGR concordou com a concessão do benefício.

Suspeita de cobrar propina do diretor de um sindicato no valor de R$ 4 milhões para liberar o registro sindical, Veruska terá de usar monitoramento eletrônico e ficou proibida de manter contato com outros investigados na operação, entrar na internet e exercer função pública.

Os pedidos negados por Fachin partiram do ex-secretário executivo do Ministério do Trabalho Leonardo José Arantes, do ex-diretor de Ordenamento da Estrutura Fundiária do Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) Rogério Papalardo Arantes, do ex-secretário de Relações do Trabalho Carlos Cavalcante Lacerda e da ex-chefe da divisão de Registro Sindical no MTE Renata Frias Pimentel.

Suspensão

O Ministério do Trabalho suspendeu por 90 dias a emissão de 187 certidões sindicais para apurar possíveis irregularidades após a deflagração da Registro Espúrio. A operação investiga uma organização criminosa que teria praticado corrupção e fraudes em registros sindicais, envolvendo funcionários do Ministério do Trabalho, políticos, sindicalistas, lobistas e advogados.

A relação dos processos suspensos foi publicada nesta quinta-feira, 21, em portaria no Diário Oficial da União (DOU). A determinação não afeta certidões concedidas com base em decisões judiciais. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Compartilhar

Mais lidas

  • 1
    Homem é preso após invadir casa de idosa para ameaçar e agredir ex-esposa em Ocauçu
  • 2
    Consórcio vence licitação do Parque do Povo na zona sul de Marília
  • 3
    Trabalhadores da merenda terceirizada anunciam estado de greve em Marília
  • 4
    Barbeiro diz ter ‘21 tiros’, ameaça funcionário de adega e acaba detido com arma falsa

Escolhas do editor

SAÚDE
Vinicius confirma visita de Alckmin para ordem de serviço de PoliclínicaVinicius confirma visita de Alckmin para ordem de serviço de Policlínica
Vinicius confirma visita de Alckmin para ordem de serviço de Policlínica
DESCARTE
MN TV: Aterro para resíduos da construção civil entra em operaçãoMN TV: Aterro para resíduos da construção civil entra em operação
MN TV: Aterro para resíduos da construção civil entra em operação
CORTE ELEITORAL
Ministro Dias Toffoli toma posse como integrante efetivo do TSEMinistro Dias Toffoli toma posse como integrante efetivo do TSE
Ministro Dias Toffoli toma posse como integrante efetivo do TSE
REDE MUNICIPAL
Marília inaugura segunda etapa de salas voltadas à educação inclusivaMarília inaugura segunda etapa de salas voltadas à educação inclusiva
Marília inaugura segunda etapa de salas voltadas à educação inclusiva

Últimas notícias

Vinicius confirma visita de Alckmin para ordem de serviço de Policlínica
Caseiro denuncia assalto com arma de fogo na zona norte de Marília
MN TV: Aterro para resíduos da construção civil entra em operação
Associação mariliense conquista títulos invictos no futsal de base e se prepara para torneio

Notícias no seu celular

Receba as notícias mais interessantes por e-mail e fique sempre atualizado.

Cadastre seu email

Cadastre-se em nossos grupos do WhatsApp e Telegram

Cadastre-se em nossos grupos

  • WhatsApp
  • Telegram

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fabiano Del Masso
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Lucas Caldeira
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Thomé
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie

Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial.
MN, Marília Notícia © 2014 - 2026

MN - Marília NotíciaMN Logo

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fabiano Del Masso
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Lucas Caldeira
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Thomé
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie