Funcionários da Saúde entram em greve em Marília
Parte dos funcionários da ESF (Estratégia Saúde da Família) de Marília entraram em greve nesta terça-feira (12) e fizeram um ato em frente da Prefeitura no começo desta manhã, reivindicando o pagamento da primeira parcela do 13º salário.
Na semana passada, os trabalhadores em assembleia junto ao SinSaúde (sindicato da categoria), já haviam definido que a paralisação seria iniciada caso o benefício não fosse passo até ontem, segunda-feira (11).
A Prefeitura, na ocasião, afirmou que a primeira parcela do 13º seria liberada até o dia 20 de dezembro – quando deve ser paga a segunda parcela. O valor deveria ter sido entregue aos trabalhadores no dia 30 de novembro. O salário também estava atrasado, mas já foi acertado.
Como a primeira parcela do benefício não foi liberada, nova assembleia foi feita na segunda, onde votação entre os participantes manteve o posicionamento pela paralisação – ainda que parcial.
“Queremos receber. É um direito nosso” e “Estamos de greve. Exigimos nosso salário” são algumas das frases em faixas empunhadas por trabalhadores da ESF na manifestação.
Sindicato
De acordo com o presidente do SinSaúde, Aristeu Carriel, a greve foi notificada há cinco dias e até agora a Prefeitura não chamou os sindicalistas para conversar.
“O que dizem é que deve pagar até o dia 20, mas também não deram certeza pra gente. Já temos 12 dias de atraso. Nós viemos conversando, alertando e nada. Ano passado nós deliberamos pela greve, mas o pagamento foi feito antes de deflagrar o movimento”, disse Carriel.
De acordo com ele, dos aproximadamente 350 funcionários da ESF, 75 estão de braços cruzados.
Os funcionários da ESF são contratados por meio de convênio entre Prefeitura e Maternidade Gota de Leite. Os atrasos já acontecem há anos por conta de falta de repasses da administração municipal para a Gota.
Outro lado
Procurada pela reportagem do Marília Notícia nesta terça-feira (12), a administração municipal manteve o posicionamento da semana passada.
“A Prefeitura de Marília, por meio da Secretaria Municipal da Fazenda, informa que o pagamento do 13º salário dos funcionários da ESF será realizado até o próximo dia 20 de dezembro, como já havia sido informado anteriormente”, diz nota enviada ao MN.