MN Logo

11 anos. Mais de 100 mil artigos.

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes
  • Colunas
  • Anuncie
Brasil e Mundo
ter. 21 nov. 2017

Brasil está “consertando suas finanças”, diz Meirelles

por Agência Estado

O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, disse na noite de segunda-feira, 20, que o Brasil está “consertando suas finanças” para criar empregos. Ele voltou a dizer que a geração de novos postos de trabalho é a melhor política social, embora tenha ressaltado a importância de programas como o Bolsa Família

“Bolsa Família é fundamental, tem que ser preservado e ampliado. Outros programas também são importantes. Mas a melhor política social é o emprego”, disse Meirelles, em jantar de confraternização com o grupo Empresários em Ação – Sindivarejo-DF, em Brasília.

Questionado pelos participantes sobre o tamanho da dívida pública brasileira, o ministro disse que o valor em reais não é tão relevante, porque depende do tamanho do País. “A questão não é diminuir valor, mas sim aumentar taxa de crescimento do País, para que a dívida comparada ao tamanho da economia fique menor”, disse.

Outro fator importante é o crescimento da dívida, afirmou Meirelles. “Quanto mais cresce despesa do governo, mais cresce o déficit e a dívida. Temos que estabilizar isso.”

Segundo Meirelles, a queda da taxa de juros contribuiu para o menor custo da dívida, que “caiu pela metade”. Ele sinalizou que os juros básicos da economia podem cair ainda mais.

No futuro, segundo Meirelles, a tendência é que o País volte a ter superávit fiscal, o que levará à queda da dívida. Ele brincou ainda com a possibilidade de o Brasil em 10 ou 15 anos ter um superávit “altíssimo”. “Feliz é o país que algum dia enfrente problema de superávit muito grande. Solução para superávit grande é cortar imposto, é isso que Brasil precisa”, afirmou.

O ministro também disse que a reforma tributária é possível, e a ideia é que seja a próxima. Segundo ele, a proposta do governo deve ser de “simplificação” e incluir um imposto único. Ele reconheceu, porém, que isso provavelmente significará maior custo para alguns setores, numa espécie de distribuição de valores entre os segmentos. “Não é questão trivial”, disse.

Meirelles ressaltou, já no fim de seu discurso, que o ideal é que o Brasil tenha um próximo presidente que “continue o processo de modernização da economia”. “É fundamental que Brasil continue nessa linha de ação de modernização. Se olharmos o que está acontecendo no mundo, vemos isso. Acho que esse é o caminho do Brasil”, afirmou.

Compartilhar

Mais lidas

  • 1
    Homem morre baleado pela PM na madrugada em Marília
  • 2
    Marília Shopping anuncia 4ª expansão e confirma chegada das redes Soneda e Daiso
  • 3
    Dupla armada invade casa, rende irmãos e foge com R$ 10 mil e relógio na zona norte
  • 4
    Jovem é sequestrado e obrigado a realizar transferências Pix por dois dias

Escolhas do editor

SEQUESTRO
Jovem é sequestrado e obrigado a realizar transferências Pix por dois diasJovem é sequestrado e obrigado a realizar transferências Pix por dois dias
Jovem é sequestrado e obrigado a realizar transferências Pix por dois dias
VÍDEO
Grupo MC3 celebra o Dia do Síndico em noite de reconhecimentoGrupo MC3 celebra o Dia do Síndico em noite de reconhecimento
Grupo MC3 celebra o Dia do Síndico em noite de reconhecimento
POLÍTICA
Marília publica plano que define metas e prioridades até 2029Marília publica plano que define metas e prioridades até 2029
Marília publica plano que define metas e prioridades até 2029
Bild entrega o Villá e marca transição do segmento premium em MaríliaBild entrega o Villá e marca transição do segmento premium em Marília
Bild entrega o Villá e marca transição do segmento premium em Marília

Últimas notícias

Jovem é sequestrado e obrigado a realizar transferências Pix por dois dias
Motorista é preso por embriaguez ao volante após bater carro em trator
Justiça publica sentença contra acusados por crimes na ‘guerra do tráfico’ em 2011
Grupo MC3 celebra o Dia do Síndico em noite de reconhecimento

Notícias no seu celular

Receba as notícias mais interessantes por e-mail e fique sempre atualizado.

Cadastre seu email

Cadastre-se em nossos grupos do WhatsApp e Telegram

Cadastre-se em nossos grupos

  • WhatsApp
  • Telegram

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie

Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial.
MN, Marília Notícia © 2014 - 2025

MN - Marília NotíciaMN Logo

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie