Marília tem 3º maior rebanho de gado de São Paulo
Marília possui o terceiro maior rebanho bovino do Estado de São Paulo com 116,5 mil cabeças. Os dados foram divulgados recentemente pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), na pesquisa ‘Produção Agrícola Municipal’, referente ao ano de 2016.
A cidade paulista com o maior rebanho é Rancharia (distante 127 quilômetros de Marília) com 135 mil cabeças de gado e em segundo lugar fica Mirante do Paranapanema (distante 249 quilômetros) com 134,7 mil bovinos.
Marília chegou a ter 135,5 mil bois, vacas e bezerros em 2014, quando se posicionou como o município com maior rebanho do Estado no levantamento do IBGE.
No entanto, em 2015 o rebanho local encolheu para 112,4 mil animais e a cidade caiu para a terceira posição que foi mantida desta vez.
Foi em 2015 que Rancharia e Mirante do Paranapanema assumiram o primeiro e segundo lugares no ranking de maiores rebanhos do Estado.
Naquele ano, a queda brusca no número desses animais no município levou o tamanho do rebanho a patamares próximos de 2011, quando foram registrados 111,7 mil bovinos em Marília.
Em 2016, em comparação com o anterior, o aumento foi de 4,1 mil cabeças. Conforme os dados mais atuais, Marília possui bem mais cabeças de gado que Araçatuba, por exemplo, que décadas atrás já foi considerada a terra do boi, mas hoje apresenta 70,1 mil cabeças.
Censo Agropecuário
Na última segunda-feira (2) o IBGE iniciou em todo o país o Censo Agropecuário 2017, com objetivo é levantar informações detalhadas sobre tudo o que envolve a agropecuária brasileira.
Nos próximos cinco meses cerca de 19 mil recenseadores irão visitar mais de 5,3 milhões de estabelecimentos agropecuários em mais de 5,5 mil municípios brasileiros.
O último levantamento havia sido realizado em 2006. Com a conclusão da coleta de dados no novo censo prevista para fevereiro de 2018, o IBGE espera começar a divulgar os resultados dele ainda no mês de maio do ano que vem.