Zera Fila espera reduzir demanda de cinco anos em menos de um

A Secretaria Municipal da Saúde de Marília anunciou um avanço importante na área de saúde mental dentro do Programa Zera Fila, criado para reduzir o acúmulo de solicitações de consultas, exames e cirurgias no Sistema Único de Saúde (SUS). Atualmente, 3,7 mil marilienses aguardam por atendimento psiquiátrico.
Durante evento realizado na terça-feira (4), foram contratadas 4,8 mil novas consultas em psiquiatria para os próximos 12 meses — o que permitirá atender, em média, 400 pacientes por mês. Com esse volume, a fila de espera deve ser totalmente zerada em menos de um ano, abrangendo casos adultos e pediátricos.
O Sistema Informatizado de Regulação do Estado de São Paulo (Siresp) registra 3.544 solicitações de psiquiatria adulta e 207 pediátricas, totalizando 3.751 pacientes na fila — número inferior à quantidade de consultas contratadas, o que garante o atendimento integral da demanda até o fim do período previsto.
Em março do ano passado, durante a gestão do prefeito Daniel Alonso (PL), o Marília Notícia divulgou dados apontando que o município contava com apenas seis psiquiatras para atender 3.172 pacientes, o que representava um tempo médio de espera de 61 meses — cerca de cinco anos.
Na época, a Secretaria informou também o registro de 423 casos de violência autoprovocada — que incluem tentativas e suicídios consumados — em 2023. Com o reforço no atendimento, a expectativa é de redução desses números.
O Programa Zera Fila segue em andamento e deve ampliar os serviços nos próximos meses, contemplando outras especialidades médicas. A proposta é manter o atendimento contínuo e regular, evitando novas filas e assegurando aos marilienses cuidado integral e humanizado.
A secretária municipal de Saúde, Paloma Libanio, destacou os avanços do programa, mas alertou para o alto índice de faltas em consultas e exames agendados.
“Infelizmente, muitos pacientes estão faltando. A equipe tem ido às casas lembrar, mas é importante que as pessoas compareçam. Estamos conseguindo avançar porque o prefeito colocou a saúde como prioridade e tem valorizado o SUS. Hoje, estamos autorizando mais exames e consultas, além de celebrar a conquista da nossa Policlínica, que vai reunir várias especialidades no mesmo espaço”, afirmou Paloma.