Desde 2014, mais de 35000 artigos.
,/2019

Webconferência sobre suicídio tenta conscientizar marilienses

Cidade
07 de junho de 2018

Interessados em aumentar a compreensão sobre o suicídio estão convidados a participar da “Webconferência Suicídio em Adolescentes e Jovens”, promovida pela Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo.

O encontro em rede terá sala aberta a técnicos e público em geral, no auditório da Secretaria Municipal da Saúde de Marília. A transmissão será das 10h às 12h, nesta sexta-feira (08). O endereço é Avenida Castro Alves, 61.

A iniciativa faz parte das ações do Programa Saúde do Adolescente, em parceria com a Organização Pan-americana da Saúde OPAS/OMS. O objetivo é dialogar sobre o enfrentamento a um problema crescente no país.

O público poderá interagir com perguntas, após a apresentação que será feita pelo médico psiquiatra e psicoterapeuta Wimer Bottura, escritor, palestrante e presidente da Associação Brasileira de Medicina Psicossomática.

O especialista preside também o Comitê Multidisciplinar de Adolescência da APM (Associação Paulista de Medicina) e representa para o tema, de forma técnica, contribuição da sociedade civil organizada.

A coordenadora do Programa de Saúde Mental da Secretaria Municipal de Saúde de Marília, Simone Alves Cotrim, afirma que Marília está atenta e sensível a questão do suicídio.

Além de manter serviços públicos de saúde de qualidade, como o Caps (Centro de Atenção Psicossocial) e outros, o município também está interessado em envolvimento social, ampliação da compreensão para atuar na prevenção, além da construção de uma política pública consistente e atual.

“A prevenção ao suicídio é uma questão delicada, que tem que ser tratada com responsabilidade. Envolve toda a sociedade, da família ao Estado. Não podemos ser levianos em relação a essa questão e fazer discursos de soluções fáceis”, disse.

SEM TABUS

A participação na webconferência, aberta ao público, é apenas uma das ações que estão sendo preparadas pela Prefeitura de Marília, em relação ao tema. Já estão sendo intensificadas capacitações na rede e planejados eventos técnicos com setores específicos da comunidade.