Desde 2014, mais de 71000 artigos.
,/2022

Viva a ciência!!

Coluna
19 de janeiro de 2022

Na última semana, o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, Marcos César Pontes, cumpriu intensa agenda em Marília e região, a qual foi coroada com uma palestra no auditório da Reitoria da Universidade de Marília (Unimar).

Em sua palestra, além de narrar sua trajetória de vida, o ministro também fez um balanço de sua atuação à frente do Ministério e lançou os desafios para o futuro, para que o nosso país se torne referência na área da ciência e tecnologia.

A ida do ministro à Unimar foi bastante oportuna, afinal, nenhuma instituição de ensino superior investiu tanto em pesquisa e inovação nos últimos anos como a Universidade de Marília, reiterando o seu compromisso com a ciência, tecnologia e inovação do nosso país.

Em mais de 65 anos de história, a Unimar faz parte do grupo de excelência do Ministério da Educação, com importantes conquistas nos últimos anos.

Em 2017, aprovamos nosso Doutorado em Direito; 2018, nosso Mestrado Interdisciplinar na Área da Saúde; 2019, a aprovação do Mestrado Profissional na Área da Saúde Animal; em 2020, instalamos a nossa usina fotovoltaica, com 3,25 megawatts pico (Mwp), para a geração de energia limpa para todo o campus e também para o hospital da Unimar e, em 2021, inauguramos nosso Hospital Oncológico, o qual, ainda em 2022, contará com PET Scan (o primeiro da região) e equipamento de radioterapia de última geração.

Além de todas essas conquistas, muitos são os projetos em curso, os quais, em breve, devem render novos frutos.

Um desses projetos é a implantação do Programa de Mestrado Profissional em Administração, com foco nas organizações do conhecimento e inovação, o qual tem um pilar na Aceleradora Connect Acim, inaugurada durante a visita do ministro.

Outro projeto é o Doutorado na Área da Saúde, que permitirá que os mestres da região completem sua formação acadêmica sem ter que viajar para outras cidades, o que deve incrementar ainda mais as pesquisas na área da saúde.

Estes Programas de Pós-graduação, assim como toda a Universidade, têm o foco de melhorar a qualidade de vida dos brasileiros, visando aproximar a Universidade cada vez mais da comunidade, ajudando-a a resolver os problemas do dia a dia.

Tudo isto só é possível principalmente pelas pessoas que aqui estão trabalhando e recebendo todo apoio da nossa mantenedora.

Nesse sentido, importante recordar que a Unimar não parou um dia sequer durante a pandemia e, ao lado do Poder Público, dedicou-se ao enfrentamento da Covid-19, desenvolvendo importantes pesquisas e encontrando soluções que permitiram superar os desafios que se apresentaram. Além disso, mais uma vez através da parceria com a Prefeitura de Marília, vacinamos todos os marilienses nas nossas dependências.  O hospital da Unimar foi referência no combate da pandemia.

Assim, a Unimar, alicerçada em seu passado de glória, atua fortemente no presente para colaborar no desenvolvimento da comunidade, sem tirar os seus olhos do futuro que, com certeza, será fabuloso.