MN Logo

12 anos. Mais de 101 mil artigos.

  • Polícia
  • Marília
  • Garça
  • Pompeia
  • Oriente
  • Quintana
  • Regional
  • Tupã
  • Vera Cruz
  • Entrevista da Semana
  • MAC
  • Colunas
  • Anuncie
Polícia
seg. 29 abr. 2024
VIOLÊNCIA

Violência cresce e Garça tem alta alarmante nos casos de homicídios no 1º trimestre

Crime contra a vida é o indicador que mais chama a atenção no relatório da SSP; duplo feminicídio abalou a cidade.
por Carlos Rodrigues

A cidade de Garça registra aumento da violência em 2024. Pelo menos é o que mostra o Painel Estatístico da Secretaria da Segurança Pública (SSP) do Estado de São Paulo. Os dados foram divulgados nesta última sexta-feira (26). O número de mortos em homicídios na cidade chegou a seis registros de janeiro a março deste ano. Em 2023, no mesmo intervalo de 90 dias, ninguém foi morto.

Assim como em outras localidades, são os homicídios qualificados contra mulheres – pela intolerância, ódio ou desprezo à condição feminina (feminicídios) – que têm assustado.

A cidade de Garça teve cinco ocorrências policiais com morte entre janeiro e março desse ano e, em um único caso, duas mulheres foram assassinadas. Eram mãe e filha.

OUTROS INDICADORES

Os números de roubos em Garça caíram no recorte estatístico; de nove no primeiro trimestre de 2023 para três neste ano. Decréscimo também em relação aos furtos de veículos, que antes foram 15 e agora dois.

Já em relação aos furtos em geral, há alta: foram 136 casos de janeiro a março do ano passado, que agora saltaram para 157 (15%).

O trânsito em Garça em 2024 está, estatisticamente, mais seguro. Nas vias urbanas e rodovias neste ano, a polícia registrou 30 acidentes com feridos, ante a 36 no mesmo período de 90 dias do ano passado.

ESTUPRO

A violência sexual persiste e ainda agride a coletividade. Entre janeiro e março de 2023, foram cinco casos notificados à polícia em Garça; neste ano, quatro.

Em relação às vítimas com mais de 18 anos ou não-vulneráveis (sem deficiência ou outra característica de aumento da fragilidade física ou mental), o número é estável: um caso em cada ano, no primeiro trimestre.

Vale lembrar que a melhora ou estabilidade aparente nos números, em relação às agressões sexuais, não significa inexistência do problema, já que muitos casos ainda deixam de ser denunciados.

PRODUTIVIDADE POLICIAL

Em relação aos indicadores que compõe a chamada produtividade policial, Garça teve no trimestre aumento de armas de fogo apreendidas (de seis para nove) e elevação no número de inquéritos instaurados; de 174 para 192 – média superior a 60 novos casos por mês.

Foram 65 flagrantes no período, neste ano, ante a 46 em 2023. Policiais civis e militares formalizaram mais que o dobro de flagrantes por tráfico. De janeiro a março de 2024, já são 36; em igual trimestre do ano passado, apenas 16 casos.

O número de prisões teve queda de 9%; de 100 para 91.

Confira abaixo alguns outros números em Garça, conforme os dados divulgados pela SSP:

Dados da Secretaria de Segurança Pública de SP; janeiro a março, 2023 e 2024 (Imagem: Divulgação/SSP)

Faça parte do nosso grupo de WhatsApp. Entre aqui!

Compartilhar

Mais lidas

  • 1
    Vídeo flagra cavalo exausto, forçado a se levantar; Polícia Civil investiga maus-tratos
  • 2
    Cesar Fiala deixa a Secretaria Municipal da Administração
  • 3
    Procurado por homicídio tentado vai à delegacia e acaba preso em Marília
  • 4
    Sequência de furtos suspende aulas em escola e preocupa pais em Marília

Escolhas do editor

POLÍTICA
Cesar Fiala deixa a Secretaria Municipal da AdministraçãoCesar Fiala deixa a Secretaria Municipal da Administração
Cesar Fiala deixa a Secretaria Municipal da Administração
CRIMES REITERADOS
Sequência de furtos suspende aulas em escola e preocupa pais em MaríliaSequência de furtos suspende aulas em escola e preocupa pais em Marília
Sequência de furtos suspende aulas em escola e preocupa pais em Marília
TEMPO
Defesa Civil alerta para chuvas na região de MaríliaDefesa Civil alerta para chuvas na região de Marília
Defesa Civil alerta para chuvas na região de Marília
REDE MUNICIPAL
Marília discute parceria com confederação para implantar beisebol nas escolasMarília discute parceria com confederação para implantar beisebol nas escolas
Marília discute parceria com confederação para implantar beisebol nas escolas

Últimas notícias

Exército faz seleção para alistamento militar de homens e mulheres
Cachorro é morto com 10 tiros em frente a ponto de ônibus em São Paulo
Vacinação antirrábica abre calendário de 2026 neste sábado na zona leste
Presidente Lula faz cirurgia de catarata e recebe alta hospitalar

Notícias no seu celular

Receba as notícias mais interessantes por e-mail e fique sempre atualizado.

Cadastre seu email

Cadastre-se em nossos grupos do WhatsApp e Telegram

Cadastre-se em nossos grupos

  • WhatsApp
  • Telegram

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie

Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial.
MN, Marília Notícia © 2014 - 2026

MN - Marília NotíciaMN Logo

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie