MN Logo

12 anos. Mais de 104 mil artigos.

  • Polícia
  • Marília
  • Garça
  • Pompeia
  • Oriente
  • Quintana
  • Regional
  • Tupã
  • Vera Cruz
  • Entrevista da Semana
  • MAC
  • Colunas
  • Anuncie
Marília
qui. 28 set. 2017

Vacinação Antirrábica chega nas regiões leste e oeste

por Amanda Brandão

Vacinação Antirrábica para cães e gatos será nas regiões leste e oeste neste sábado (Foto: Divulgação)

Os moradores das zonas Leste e Oeste de Marília estão convocados para levar cães e gatos, neste sábado (30), aos postos da Campanha de Vacinação Antirrábica. O atendimento será das 9h às 17h. Confira abaixo a relação completa dos locais onde a vacina será aplicada.

O cronograma está sendo cumprido por regiões, aos sábados, e segue até o dia 21 de outubro. Centenas de profissionais participam da campanha e recebem os animais em frente a algumas unidades de saúde, escolas, praças, igrejas e outros locais estratégicos de grande circulação.

Entre as zonas Leste e Oeste foram definidos 23 postos de vacinação. O objetivo, conforme explica a secretária municipal de Saúde, Kátia Ferraz Santana, é promover maior conveniência aos moradores, para potencializar os resultados da campanha.

“É importante que a população não deixe de levar os animais porque a vacina é considerado o meio mais eficaz para mantermos a raiva sob controle”, afirmou.

No último sábado (23), a região Norte foi atendida, onde mais de 6 mil animais foram imunizados. Conforme dados da Divisão de Zoonoses de Marília, a meta é imunizar pelo menos 80% dos cães e gatos da população estimada da cidade, dos distritos e zona rural.

Alunos do curso de graduação em Veterinária, da Universidade de Marília (Unimar), também participam da campanha da vacina antirrábica. O procedimento é rápido, não precisa de segunda dose e o animal só voltará a ser imunizado contra a raiva na próxima campanha.

Após as zonas Leste e Oeste, serão imunizados cães e gatos na zona Sul (07/10) e nos distritos (21/10). A etapa rural contará ainda com equipes que percorrerão as propriedades, visando ampliar a segurança contra a raiva, após atendimento aos distritos.

O veterinário Lupércio Garrido, que integra a equipe da Divisão de Zoonoses, lembra que a estimativa atual é um cão para cada quatro habitantes. Em relação aos gatos, estima-se em um felino para cada 15 moradores. Com base nessa proporção, Marília teria hoje cerca de 74,4 mil animais.

RAIVA MATA

A raiva é uma doença infecciosa que ainda mata, no mundo, cerca de 70 mil pessoas por ano. É transmitida apenas por mamíferos, através da mordida do animal infectado com o vírus do gênero Lyssavirus. Na região de Marília, há registros em bubalinos e equinos, infectados por morcegos hematófagos.

Garrido lembra que o último caso de raiva canina na cidade foi notificado em setembro de 2000. O intervalo de 17 anos sem nenhum caso decorre das ações que incluem a campanha de vacinação, por isso a importância de levar o animal de estimação para aplicação da dose.

Confira os locais de vacinação nas regiões oeste e leste:

(Foto: Divulgação)

Compartilhar

Mais lidas

  • 1
    Avião cai ao lado do aeroporto de Marília e deixa dois mortos
  • 2
    Polícia identifica vítimas da queda de avião em Marília
  • 3
    ‘Salvamos um. Quando pensamos que íamos tirar outro, o extintor acabou’
  • 4
    Vídeo mostra desespero e mobilização após queda de avião

Escolhas do editor

Avião cai ao lado do aeroporto de Marília e deixa dois mortosAvião cai ao lado do aeroporto de Marília e deixa dois mortos
Avião cai ao lado do aeroporto de Marília e deixa dois mortos
LUTO
Polícia identifica vítimas da queda de avião em MaríliaPolícia identifica vítimas da queda de avião em Marília
Polícia identifica vítimas da queda de avião em Marília
Vídeo mostra desespero e mobilização após queda de aviãoVídeo mostra desespero e mobilização após queda de avião
Vídeo mostra desespero e mobilização após queda de avião
CORTE ELEITORAL
Ministro Dias Toffoli toma posse como integrante efetivo do Tribunal Superior EleitoralMinistro Dias Toffoli toma posse como integrante efetivo do Tribunal Superior Eleitoral
Ministro Dias Toffoli toma posse como integrante efetivo do Tribunal Superior Eleitoral

Últimas notícias

Dani Alonso e Capitão Augusto lamentam acidente aéreo em Marília
Avião cai ao lado do aeroporto de Marília e deixa dois mortos
Polícia identifica vítimas da queda de avião em Marília
Investigação mobiliza Polícia Federal, Civil e Aeronáutica; Cenipa é aguardado em Marília

Notícias no seu celular

Receba as notícias mais interessantes por e-mail e fique sempre atualizado.

Cadastre seu email

Cadastre-se em nossos grupos do WhatsApp e Telegram

Cadastre-se em nossos grupos

  • WhatsApp
  • Telegram

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fabiano Del Masso
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Lucas Caldeira
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Thomé
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie

Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial.
MN, Marília Notícia © 2014 - 2026

MN - Marília NotíciaMN Logo

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fabiano Del Masso
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Lucas Caldeira
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Thomé
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie