Desde 2014, mais de 31000 artigos.
,/2018

Vacinação antirrábica 2018 termina com aumento de 20% na cobertura

Cidade
08 de outubro de 2018

Marília ampliou em 20% a cobertura na Campanha de Vacinação Antirrábica em Cães e Gatos este ano. A informação é da Divisão de Zoonoses da Secretaria Municipal da Saúde, que encerrou a força-tarefa no sábado (6), após campanha nos distritos. No total foram vacinados 21.758 animais.

Na última etapa, as equipes aplicaram 1.460 doses em cães e gatos de Padre Nóbrega (distrito e novos bairros), Rosália, Dirceu, Avencas, Lácio e Fazenda do Estado. Em Amadeu Amaral, a ação já havia sido antecipada este ano.
Balanço final também aponta 270 vacinas aplicadas durando o evento “EstimaCão” (parceria com a TV Tem) e mais 220 em postos volantes. A supervisora de Saúde Adriana Antônia Dadalto, avalia o resultado como “muito positivo”.

“No ano passado a campanha foi bastante prejudicada pelas chuvas. Cerca de 17 mil vacinas foram aplicadas em 2017. Agora ampliamos esse número para mais de 21 mil. Observamos grande adesão e também forte apoio da Secretaria Municipal da Educação, divulgando a campanha antirrábica através das crianças”, disse.

PARCERIA

O veterinário Lupércio Garrido Neto, integrante da equipe da Divisão, destaca o tradicional apoio da Unimar (Universidade de Marília), por meio dos acadêmicos e professores do curso de Medicina Veterinária.

“Não teríamos esse sucesso na campanha sem a importante parceria. Vale lembrar que a vacina é a principal forma de manter a população (mamíferos em geral) protegida contra a raiva, uma doença que ainda faz muitas vítimas pelo mundo, porque nem todos os países tem um programa como o nosso”, disse Garrido.

A Secretaria Municipal da Saúde informou que estuda, por meio da Universidade, manter um posto de vacinação permanente durante todo o ano, visando atender à população de forma gratuita.

Todo cão e gato com mais de três meses, que está com a saúde em dia, precisa ser imunizado. A revacinação é indicada uma vez por ano. Mais informações podem ser obtidas na Divisão de Zoonoses de Marília pelo telefone 3401-2054.