Urnas apresentam problemas em Marília e precisam ser trocadas
A Justiça Eleitoral registrou problemas envolvendo pelo menos oito urnas eletrônicas em Marília, de acordo com levantamento parcial obtido com exclusividade pelo Marília Notícia às 16h.
Na zona 400 – a que mais possui eleitores das duas zonas de Marília, com 90.793 títulos aptos ao voto – seis urnas precisaram ser trocadas. Ao menos um aparelho não estava inicializando e os demais teriam travado durante o voto do eleitores.
A troca das urnas provocou filas de até uma hora em algumas sessões, de acordo com o chefe substituto João Marcelo de Deus.
O MN recebeu um vídeo gravado (veja abaixo) na porta seção 81, da zona 400, onde um eleitor aparece bastante exaltado discutindo com mesários e funcionários da Justiça Eleitoral. A seção fica na Escola Estadual Almicare Mattei, maior colégio eleitoral de Marília.
A reportagem falou com um dos envolvidos no vídeo, o professor Antonio Carlos Duarte Camacho, que trabalhava no momento da confusão. “O eleitor teve um problema já no primeiro voto, para deputado federal, em que alegou não aparecer a foto do candidato. Nós chamamos o juiz eleitoral que acompanhou a votação. O eleitor que estava exaltado votou normalmente depois, sem nenhum problema, a urna sequer foi trocada”, afirmou ao MN.
O eleitor em questão não foi localizado pela reportagem para dar sua versão sobre a situação.
O chefe-substituto da zona 400 não quis comentar se houveram problemas envolvendo eleitores, apenas afirmou que ninguém foi preso e que de modo geral tudo correu bem.
Durante a tarde a informação da Polícia Federal era de que não havia sido registrada nenhuma ocorrência.
Na zona 070, de acordo com a chefe daquele cartório, Karina Marcuse Gomes, também houve problema com um eleitor exaltado por não conseguir votar. De acordo com ela, a situação foi resolvida na conversa.
Duas urnas da zona 070 precisaram ter suas baterias substituídas, mas os dispositivos onde os eleitores digitam seus votos não precisaram ser trocados.
Karina afirma que a maior parte das reclamações e dúvidas dos eleitores surgiram devido ao grande número de cargos que fazem parte deste eleição. Seriam muitos números para os eleitores decorarem.
Outro problema foram as “fake news”, de acordo com a chefe do cartório da zona 70. Algumas notícias falsas circularam nas redes sociais em Marília.
Um desses casos de boato dizia que um eleitor estava bravo porque aparecia a foto de outro candidato no lugar daquele em que ele teria escolhido. Em outro caso, a afirmação era de que a foto simplesmente não aparecia.
Karina explica que foram muitos casos de eleitores que queriam votar para candidatos a deputado estadual de outros estados, o que não é possível. Nesta situação, nenhuma foto aparece e se coloca a opção de votar no partido.