Desde 2014, mais de 27000 artigos.
,/2018

Unimar recebe jurista internacional em evento sobre sustentabilidade

Cidade
09 de junho de 2018

Evento na Unimar debateu os desafios da sustentabilidade (Foto: Leonardo Moreno)

A Universidade de Marília (Unimar) realizou entre sexta-feira (8) e este sábado (9) o seminário Empreendimentos Econômicos, Desenvolvimento e Sociedade, “Desafios da Sustentabilidade”, com diversas palestras sobre Direito Ambiental.

Um dos pontos altos do evento foi a conferência com Susana Borràs Pentinat, coordenadora do mestrado em Direito Ambiental da Universitat Rovira i Virgili. Também tiveram destaques a mesa sobre carreira acadêmica e pós-graduação, além de grupos de trabalho sobre diversos temas.

Para a pró-reitora de ação social da Unimar, Fernanda Mesquita Serva, o evento “representa o momento histórico para a instituição. “Conseguimos reunir representantes das principais instituições da área do Direito do País e também juristas internacionais”, afirma Fernanda

Ela conta que nos grupos de trabalho houve apresentação de trabalhos acadêmicos de diversos estudantes, “o que vai resultar em ainda mais publicações”, o que é extremamente importante dentro das academias.

A pró-reitora de ação social também cita a importante participação da jurista espanhola Susana na primeira banca de qualificação do programa de doutorado da Unimar, “outro motivo de comemoração”.

Fernanda explica que a visita de Susana é um dos resultados do convênio com a Universitat Rovira i Virgil firmado há um ano para intercâmbio de alunos e docentes.

O seminário Empreendimentos Econômicos, Desenvolvimento e Sociedade, “Desafios da Sustentabilidade”, contou com apoio da OAB Marília, o Fórum de Programas de Pós-Graduação de Direito do Interior de São Paulo, a UniCuritiba, a UFMS (Universidade Federal do Mato Grosso do Sul) e o Conselho Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Direito.

Os grupos de trabalho discutiram os temas: Desenvolvimento Sustentável e a Perspectiva da Complexidade; Desenvolvimento, Economia Solidária e Consumo Colaborativo; Desenvolvimento e Direitos Fundamentais na Contemporaneidade; Políticas Públicas, Desenvolvimento e Educação; e Desenvolvimento e Estado Constitucional Cooperativo Cultural.

Na noite de sexta-feira, foi ministrada a palestra “Mariana: tragédia socioambiental e econômica”, com a professora doutora Beatriz Souza Costa – Pró-reitora de pesquisa da Escola Superior Dom Helder Câmara.

Em seguida, foi ministrada a palestra “Desafios aos direitos humanos dos povos tradicionais em face aos empreendimentos econômicos”, com a professora doutora Lívia Gaigher Bósio Campello, coordenadora do mestrado em Direitos Humanos da UFMS.

A mesa sobre Direito Ambiental também contou com a palestra “O compromisso constitucional com a sustentabilidade ambiental: 30 anos da Constituição ‘Verde’”, com a professora doutora Norma Sueli Padilha – professora associada da UFMS.

Na mesma mesa, a conferencista espanhola abordou “Economia Circular: ¿hacia una revolucion global?”.

Neste sábado foi realizada a mesa sobre carreira acadêmica e pós-graduação com o professor doutor Felipe Chiarello de Souza Pinto – Diretor da Faculdade de Direito da Universidade Presbeteriana Mackenzie – e com o professor doutor Vladimir Oliveira da Silveira – professor titular da UFMS.

(Foto: Leonardo Moreno)

(Foto: Leonardo Moreno)

(Foto: Leonardo Moreno)