Desde 2014, mais de 41000 artigos.
,/2019

Unimar realiza evento dedicado às relações comerciais e culturais

Cidade
13 de novembro de 2019

Unimar e Embaixada realizam evento dedicado às relações comerciais e culturais entre Brasil e Egito. (Foto: Divulgação)

Com apoio da Prefeitura de Marília, nos dias 18 e 19 de novembro (segunda e terça-feira), a Unimar (Universidade de Marília), por meio do curso de Administração e do DRI (Departamento de Relações Internacionais), realizará conjuntamente com a Embaixada da República Árabe do Egito no Brasil, por meio do Escritório Comercial em São Paulo, o evento “Dia do Egito/Egypt Day” focado nas relações comerciais e culturais entre os dois países.

A ação também tem apoio das secretarias municipais da Cultura, Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico, Câmara Municipal de Marília, Acim (Associação Comercial e Industrial de Marília), NJE (Núcleo de Jovens Empreendedores) da Acim e Projeto RIWorks.

O evento será gratuito e contará com emissão de certificado aos participantes. A iniciativa faz parte do projeto de internacionalização da Unimar, que busca oferecer a sua comunidade acadêmica, oportunidades de vivenciarem experiências internacionais não somente pela mobilidade externa discente e docente, mas também por meio do oferecimento de atividades internacionais em seu campus universitário.

Para a coordenadora de Relações Internacionais da Unimar, Profª. Dra. Walkiria M. H. Ferrer, eventos como este são essenciais para a internacionalização da comunidade acadêmica e não acadêmica de Marília e região, pois estimulam o intercâmbio de conhecimento nas mais diferentes esferas: cultural, econômica, etc. Toda a instituição educacional que queira se inserir mundialmente deve se conectar com os mais diferentes países e fomentar ações como esta.

Sobre o Egito

O Egito, oficialmente República Árabe do Egito, está localizado entre o nordeste da África e sudoeste da Ásia. O país tem uma das mais longas histórias entre qualquer outra nação, trançando sua herança até o VI ou IV milênio a.C.

Considerado berço da civilização, o Egito Antigo viu alguns dos primeiros desenvolvimentos da escrita, agricultura, urbanização, religião organizada e governo central. Monumentos icônicos como a Necrópole de Gizé e sua Grande Esfinge, bem como as ruínas de Menfis, Tebas, Carnaque e do Vale dos Reis, refletem este legado e continuam a ser um foco significativo de interesse científico, histórico e turístico.

A longa e rica herança cultural do Egito é parte integrante de sua identidade nacional, que muitas vezes assimilou várias influências estrangeiras, como gregos, persas, romanos, árabes, otomanos e núbios.

Relações Brasil – Egito

Os laços diplomáticos entre Brasil e Egito foram estabelecidos em 1906 e as relações bilaterais oficialmente em 1924. Ambos os países desfrutam de laços amigáveis e acordos mútuos em muitas questões globais importantes como o desarmamento, não proliferação nuclear, questões ambientais etc.

Além disso, são membros da Cúpula dos Países Árabes da América do Sul, onde assinaram acordos de cooperação em diversos campos, com destaque para o acordo de livre comércio Mercosul-Egito.

PROGRAMAÇÃO DO EVENTO

18/11/2019 Segunda-feira
Palestra: “O livre Comércio Brasil-Egito”
Horário: 19h30
Local: Sala do Júri – Bloco 02 – Universidade de Marília

19/11/2019 Terça-feira
Seminário: “Oportunidades de Negócios com o Egito”
Horário: 8h30
Local: Acim (Associação Comercial e Industrial de Marília)

Mais informações:

Site: www.unimar.br
E-mail: [email protected]
Telefone: (14) 2105-4001
Inscrições: https://www.unimar.br/ineventos/index.php?evento=42