Unimar inaugura quatro laboratórios e amplia estrutura em TI

A Universidade de Marília (Unimar) inaugurou quatro novos laboratórios de informática voltados aos cursos de Tecnologia da Informação e anunciou investimento para ampliar a infraestrutura da área, em Marília. Segundo a instituição, a iniciativa atende à crescente demanda do mercado por profissionais qualificados e reforça a estrutura dos cursos de Ciência da Computação, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Inteligência Artificial e Cibersegurança.
De acordo com o coordenador dos cursos de Tecnologia da Informação da Unimar, professor doutor Caio Saraiva Coneglian, os novos espaços marcam uma etapa de expansão acadêmica. “O mercado, atualmente, busca por profissionais altamente qualificados e nossos novos laboratórios marcam um novo capítulo na formação tecnológica da região. Os cursos serão utilizados pelos quatro cursos de Tecnologia da Unimar, são eles: Ciência da Computação, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Inteligência Artificial e Cibersegurança, assim, contribuindo ainda mais com a formação de nossos acadêmicos”, afirma.
Conforme o coordenador, um dos principais fatores para o investimento foi a criação do curso de Cibersegurança, cuja primeira turma está prevista para 2026. A graduação foi estruturada para atender à demanda por profissionais na área de proteção de dados e defesa digital. Segundo ele, os laboratórios foram preparados para simulações de defesa e ataque cibernético, forense digital e proteção de dados.

“Não se trata apenas de colocar computadores em uma sala. Criamos ecossistemas de aprendizagem onde o aluno de Cibersegurança utiliza o mesmo nível de processamento e ferramentas que encontrará nas grandes corporações de tecnologia”, destaca o professor.
A ampliação também atende ao crescimento do curso de Inteligência Artificial, que, segundo a Unimar, foi a primeira graduação na área criada no Estado de São Paulo. De acordo com Coneglian, o aumento na procura e a inserção dos egressos no mercado exigiram equipamentos com maior capacidade de processamento gráfico e de dados.
“Esses novos laboratórios serão utilizados para o treinamento de redes neurais e desenvolvimento de algoritmos complexos, permitindo que os alunos desenvolvam projetos que vão desde a automação industrial até soluções para o agronegócio e saúde”, complementa.
Segundo a Universidade, os laboratórios contam com tecnologia de ponta e devem fortalecer o ecossistema de inovação de Marília e região, além de ampliar parcerias com empresas de software e alinhar o currículo às tendências da Indústria 4.0.
“Para os estudantes, o investimento traduz-se em uma vivência prática incomparável, garantindo que saiam da Unimar prontos para liderar a transformação digital no Brasil e no mundo”, finaliza o coordenador.