MN Logo

12 anos. Mais de 105 mil artigos.

  • Polícia
  • Marília
  • Garça
  • Pompeia
  • Oriente
  • Quintana
  • Regional
  • Tupã
  • Vera Cruz
  • Entrevista da Semana
  • MAC
  • Colunas
  • Anuncie
+ Notícias
seg. 13 abr. 2026
INTEGRAÇÃO

Unimar e Jacto realizam primeira colheita de milho no projeto FarmLab

Iniciativa integra ensino e tecnologia no agronegócio com participação de alunos.
por Marília Notícia
Iniciativa integra ensino, pesquisa e tecnologia aplicada ao agronegócio (Foto: Divulgação)

A Universidade de Marília (Unimar) realizou a primeira colheita de milho no FarmLab, marcando o encerramento do ciclo inicial do projeto desenvolvido em parceria com a empresa Jacto e outras instituições do setor. Segundo a universidade, a iniciativa integra ensino, pesquisa e tecnologia aplicada ao agronegócio, com participação de docentes e estudantes em todas as etapas da produção.

De acordo com o docente do curso de Direito e um dos idealizadores do projeto, Jefferson Aparecido Dias, a colheita representa a conclusão de um trabalho iniciado há cerca de um ano. “Nós chegamos ao final de um ciclo que começou com uma ideia e hoje se concretiza com a colheita. Foram meses de muito trabalho, coleta de dados e envolvimento de diversos cursos. O FarmLab já mostrou para que veio, transformar o campo por meio da tecnologia e formar profissionais preparados para essa nova realidade”, afirmou.

Segundo a Unimar, o projeto teve início em maio do ano passado, com reuniões de estruturação. Desde então, acompanhou todas as fases da cultura, incluindo preparo do solo, plantio, manejo e monitoramento, gerando dados e proporcionando vivência prática aos estudantes.

Colheita representa a conclusão de um trabalho iniciado há cerca de um ano (Foto: Divulgação)

Jefferson também destacou a parceria entre as instituições. “São duas instituições com uma trajetória consolidada, que somam mais de 150 anos de experiência, Unimar e Jacto, colocando esse conhecimento à disposição do agronegócio. É um projeto que nasce com consistência e perspectiva de promover grandes transformações no campo”, disse.

O gerente de Agricultura Digital da Jacto, Guilherme Panes, ressaltou a continuidade da iniciativa. “Hoje é a realização de uma etapa importante, mas o projeto é contínuo. Vamos seguir plantando, gerando dados e formando profissionais. O diferencial está justamente na integração entre universidade e campo, com os alunos participando ativamente desse processo”, afirmou.

De acordo com o coordenador do curso de Engenharia Agronômica, Ronan Gualberto, a proposta pedagógica aproxima os estudantes da realidade do setor. “Os alunos têm contato direto com tecnologias da agricultura 4.0 desde o início do curso. Isso amplia a formação e prepara melhor para o mercado, que exige profissionais cada vez mais qualificados”, disse.

Projeto teve início em maio do ano passado, com reuniões de estruturação (Foto: Divulgação)

Entre os estudantes, a experiência prática foi destacada como um dos principais ganhos. A acadêmica Julia Monteto afirmou: “O FarmLab proporcionou contato com diferentes áreas e tecnologias. A gente consegue entender melhor, na prática, como funciona o campo e o que vamos encontrar na profissão.”

Segundo a universidade, a escolha do milho para o primeiro ciclo se deve à relevância da cultura no agronegócio brasileiro, com produção superior a 130 milhões de toneladas por safra e importância em cadeias como alimentação animal e biocombustíveis.

O mestrando Gustavo Marconato também ressaltou o papel da inovação. “Existe uma demanda crescente por inovação no agronegócio. O projeto permite essa integração e fortalece tanto a formação quanto a troca de conhecimento entre alunos, professores e o mercado”, afirmou.

Para o reitor da Unimar, Márcio Mesquita Serva, a iniciativa amplia a atuação da instituição. “Seguimos ampliando a atuação da Universidade de Marília, levando o ensino para além da sala de aula e fortalecendo a conexão com o setor produtivo. Essa integração é fundamental para formar profissionais preparados para os desafios atuais”, disse.

Com o encerramento da safra, o FarmLab entra em nova etapa, com planejamento de próximos ciclos produtivos e continuidade das atividades de experimentação e formação prática, segundo a universidade.

Compartilhar

Mais lidas

  • 1
    Idosa passal mal e tem compras de supermercado furtadas de carrinho em Marília
  • 2
    Após golpe de R$ 34 mil, professora mobiliza redes por apoio em Marília
  • 3
    MN TV: Família busca respostas após morte de idoso de 89 anos
  • 4
    Morre o narrador esportivo Wolney Alonso aos 70 anos em Marília

Escolhas do editor

VIOLÊNCIA DOMÉSTICA
Marília registra média de cinco pedidos de medida protetiva por diaMarília registra média de cinco pedidos de medida protetiva por dia
Marília registra média de cinco pedidos de medida protetiva por dia
TURISMO
Azul Viagens Marília celebra quatro anos com descontos e prêmiosAzul Viagens Marília celebra quatro anos com descontos e prêmios
Azul Viagens Marília celebra quatro anos com descontos e prêmios
MEIO AMBIENTE
Atlas aponta seis anos sem desmatamento de vegetação nativa em MaríliaAtlas aponta seis anos sem desmatamento de vegetação nativa em Marília
Atlas aponta seis anos sem desmatamento de vegetação nativa em Marília
RECONHECIMENTO
Policiais que atuaram em tragédia na BR recebem elogioPoliciais que atuaram em tragédia na BR recebem elogio
Policiais que atuaram em tragédia na BR recebem elogio

Últimas notícias

Tupã estreia em cinco modalidades e abre oficialmente os Jogos Regionais nesta quarta
Tupã cancela realização da Exapit 2026 e aponta questões financeiras
Ginásio da Amae II passa por revitalização após mais de 10 anos em Tupã
Duplicação da SP-333 na região entra na fase final e deve ser concluída em agosto

Notícias no seu celular

Receba as notícias mais interessantes por e-mail e fique sempre atualizado.

Cadastre seu email

Cadastre-se em nossos grupos do WhatsApp e Telegram

Cadastre-se em nossos grupos

  • WhatsApp
  • Telegram

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fabiano Del Masso
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Lucas Caldeira
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Mateus Castanheira
  • Natália Thomé
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie

Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial.
MN, Marília Notícia © 2014 - 2026

MN - Marília NotíciaMN Logo

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fabiano Del Masso
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Lucas Caldeira
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Mateus Castanheira
  • Natália Thomé
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie