MN Logo

11 anos. Mais de 96 mil artigos.

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes
  • Colunas
  • Anuncie
Vitrine MN
sex. 11 abr. 2025
REABILITAÇÃO

Unimar abre inscrição para 1º doutorado em Interações Estruturais e Funcionais

Programa representa mais um passo rumo à excelência acadêmica e científica da instituição.
por Marília Notícia

A Universidade de Marília (Unimar) anuncia a abertura do primeiro processo seletivo para o curso de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Interações Estruturais e Funcionais na Reabilitação (PPGIS). Aprovado pela Capes no final de 2024, o programa representa mais um passo rumo à excelência acadêmica e científica da instituição. As inscrições podem ser feitas até o dia 15 de abril, e o início das aulas está previsto para o dia 24 do mesmo mês.

Para a pró-reitora de Graduação, Pesquisa e Pós-graduação, Fernanda Mesquita Serva, o lançamento do novo doutorado representa mais uma grande conquista. “Este novo curso é resultado de anos de dedicação, pesquisa e compromisso com a qualidade acadêmica. A Unimar reafirma seu papel como polo de produção de conhecimento de alto nível, com foco na inovação, inclusão e impacto social”, destaca.

O curso de doutorado é voltado à profissionais que possuem o título de mestre em cursos das áreas da saúde, ciências biológicas ou correlatas, os quais desejam aprofundar os estudos e atuar com protagonismo na reabilitação e na produção científica de base interdisciplinar. A área de concentração é “Bases Estruturais e Funcionais da Reabilitação”, com duas linhas de pesquisa: “Reabilitação do Sistema Estomatognático” e “Arquitetura, estrutura e suas relações com a reabilitação funcional”.

de acordo com o coordenador do programa, Adriano Cressoni Araujo, o curso foi estruturado com foco no desenvolvimento humano, científico e social. “Nosso compromisso é formar doutores capazes de atuar de maneira crítica, criativa e integrada. Vamos além da pesquisa técnica, queremos formar profissionais que gerem impacto real na vida das pessoas, conectando ciência e cidadania”, conta.

AULAS E ESTRUTURA CURRICULAR

As aulas serão presenciais e ocorrerão quinzenalmente, com encontros às quintas-feiras à noite, nas tardes e noites de sexta-feira, e aos sábados pela manhã e à tarde. Essa organização busca oferecer maior flexibilidade e acessibilidade aos doutorandos. O curso tem duração prevista de 48 meses, podendo ser estendido mediante justificativa.

A formação contempla disciplinas obrigatórias e optativas, atividades complementares, participação em projetos institucionais como o “Amor de Criança” e o Centro Interdisciplinar em Diabetes (Cenid), além de orientações voltadas à docência e produção científica.

COMO SE INSCREVER

As inscrições devem ser realizadas de forma online até o dia 15 de abril, pelo link [clique aqui]. O processo seletivo será realizado no dia 16 de abril, com uma prova escrita às 9h e entrevistas a partir das 14h, no campus da Unimar. Os candidatos também terão o currículo avaliado com base em critérios técnicos e científicos.

Serão disponibilizadas 10 vagas, sendo 5 para cada linha de pesquisa. Há também 20% das vagas reservadas a ações afirmativas, conforme diretrizes institucionais. Os dois candidatos mais bem classificados no processo seletivo receberão bolsas de 50% sobre o valor da mensalidade.

O investimento inicial mensal é de R$ 2.928,75, com reajuste anual pelo IGPM/FGV e desconto de 5% para ex-alunos da Unimar. Mais informações sobre o edital completo e as linhas de pesquisa estão disponíveis no site oficial ppgis.unimar.br.

Com esse novo doutorado, a Unimar amplia sua contribuição para o cenário nacional da pós-graduação e reforça seu compromisso com a formação de profissionais éticos, comprometidos com a transformação social e com a excelência acadêmica.

Compartilhar

Mais lidas

  • 1
    Jovem de 23 anos tenta contra a própria vida e morre na Santa Casa de Marília
  • 2
    Pais são convocados para reunião sobre fechamento de turmas; Secretaria nega decisão
  • 3
    Idoso envolvido em acidente fatal na BR-153 presta depoimento
  • 4
    Quadrilha que usava tecnologia para furtar caminhonetes de luxo é desarticulada

Escolhas do editor

EMPREGO
Oito em cada 10 novas empresas são de trabalho por conta própriaOito em cada 10 novas empresas são de trabalho por conta própria
Oito em cada 10 novas empresas são de trabalho por conta própria
CONCURSO
Marília recebe 1ª Batalha do Hot Dog, para quem come mais cachorro-quenteMarília recebe 1ª Batalha do Hot Dog, para quem come mais cachorro-quente
Marília recebe 1ª Batalha do Hot Dog, para quem come mais cachorro-quente
PERDA
Morre Luiz Antonio Albertoni, o ‘Tonhão’, aos 71 anos, em MaríliaMorre Luiz Antonio Albertoni, o ‘Tonhão’, aos 71 anos, em Marília
Morre Luiz Antonio Albertoni, o ‘Tonhão’, aos 71 anos, em Marília
DOCUMENTO
Mais de seis mil pessoas podem ter título cancelado pela Justiça EleitoralMais de seis mil pessoas podem ter título cancelado pela Justiça Eleitoral
Mais de seis mil pessoas podem ter título cancelado pela Justiça Eleitoral

Últimas notícias

Rede municipal de Educação promove 62 festas juninas em Marília entre junho e agosto
Prefeitura realiza vacinação contra influenza e Covid no Marília Shopping
Esse tipo de musgo pode estar sufocando sua planta sem você notar
Por que a Lua parece maior quando está no horizonte

Notícias no seu celular

Receba as notícias mais interessantes por e-mail e fique sempre atualizado.

Cadastre seu email

Cadastre-se em nossos grupos do WhatsApp e Telegram

Cadastre-se em nossos grupos

  • WhatsApp
  • Telegram

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie

Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial.
MN, Marília Notícia © 2014 - 2025

MN - Marília NotíciaMN Logo

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie