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Unidade móvel do Procon está em Garça nesta quinta

Regional
17 de outubro de 2019

Unidade Móvel está em Garça nesta quinta (Foto: Divulgação)

A Unidade Móvel do Procon estará em Garça (distante 35 quilômetros de Marília) nesta quinta-feira (17) das 9h às 16h, na Praça Hilmar Machado de Oliveira, em frente ao Paço Municipal, ofertando a população uma gama de serviços relacionados à defesa do consumidor.

O micro ônibus estará fazendo todo tipo de orientação relacionada a defesa do consumidor, como: acolhendo reclamações de competência do órgão ou orientando procedimentos; tirando dúvidas sobre a contratação de serviços ou aquisição de produtos; orientando sobre as garantias existente atualmente no mercado de consumo; orientando sobre os cuidados com empréstimos consignados ou empréstimo pessoal, cartão de crédito, cuidados na contratação de serviços de telefonia móvel, fixa e internet e fazendo atendimentos referentes a Nota fiscal Paulista.

Balanço do atendimento no mês de setembro

A unidade do Procon de Garça apresentou o balanço de atendimentos do órgão relativo ao mês de setembro. No período, 395 demandas foram processadas pelo serviço local. Esse número representa uma diminuição de 2,5% em relação ao mesmo período do ano passado, quando 405 atendimentos foram registrados.

Durante o mês passado, as “simples consultas” somaram 173 demandas. As “simples consultas” são as orientações oferecidas ao consumidor quando ele busca o auxílio do Procon para esclarecer alguma dúvida sobre contratos, compras, entre outros procedimentos.

As orientações prestadas pela unidade podem esclarecer a dúvida do consumidor e até mesmo resolver o seu problema.

Em setembro, os procedimentos da Nota Fiscal Paulista totalizaram 71 atendimentos. Ainda no mês, foram verificados 45 atendimentos preliminares.

Esse tipo de procedimento pode ser realizado através de uma ligação telefônica, quando o Procon intervém junto ao fornecedor para obter a resolução do problema do consumidor, em caso de se tratar de uma relação de consumo. Nesse tipo de atendimento, há o compromisso do fornecedor de resolver a questão.

Também foram registradas 25 emissões de CIPs (Carta de Informações Preliminares). Essa carta é enviada ao fornecedor diante da necessidade de que ele se manifeste por escrito sobre algum pleito apresentado pelo consumidor — atendendo ou não a reclamação.

Em setembro ocorreram nove procedimentos extra Procon (que não tem relação com assuntos sobre defesa do consumidor), 33 CIPs finalizadas com acordo e 35 CIPs finalizadas com outras baixas (encerradas, canceladas, consulta concluída).

Os assuntos financeiros continuaram liderando os atendimentos e consultas do órgão, com 75 procedimentos cadastrados. Depois apareceram os serviços essenciais, com 38, seguidos dos produtos, com 27, serviços privados, com 26 consultas.

Em Garça, o Procon atende na Rua 15 de Novembro, nº 110. O funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h e das 13h às 16h. O telefone é (14) 3406-3632.