Um convite à solidariedade
A pandemia de Covid-19 fez com que todos nós fixássemos nossas atenções na saúde, não apenas no sentido de evitar o contágio da doença, mas também na adoção de práticas mais saudáveis, visando a melhora da qualidade de vida como um todo.
Assim, muitas pessoas passaram a praticar exercícios físicos, melhoraram a dieta alimentar, adotaram um hobby, etc.
Infelizmente, uma grande parte das pessoas não puderam adotar essas práticas mais saudáveis, pelo simples fato de que a pandemia foi acompanhada por uma devastadora crise econômica, que eliminou os empregos de milhares de brasileiros, deixando-os literalmente sem ter o que comer.
Essa situação não passou despercebida da Unimar que, além de ter se destacado no combate à pandemia, tendo o seu hospital escolhido como referência do combate à Covid-19 e participado ativamente junto com a Prefeitura de Marília da campanha de imunização, agora se movimenta para ajudar as pessoas que precisam da doação de alimentos.
O projeto “Unimar em ação: unindo o conhecimento no combate à fome” consistirá em uma gincana, que envolverá todos os professores, alunos e colaboradores, os quais, divididos em equipes, se dedicarão à arrecadação de alimentos que, posteriormente, serão doados para o Fundo Social de Solidariedade de Marília, bem como para as famílias atendidas pelo Projeto Amor de Criança e pelo Projeto Centro Interdisciplinar em Diabetes (Cenid) da Unimar.
A arrecadação ocorrerá em todos os blocos da Unimar, entre os dias 7 e 18 de junho de 2021.
O foco da arrecadação serão alimentos não-perecíveis e essenciais para a alimentação, os quais foram pontuados de acordo com a sua importância para as famílias. Assim, um quilo de arroz ou feijão valerá 60 pontos, enquanto 100g de achocolatado valerá dez pontos.
Todos os participantes serão divididos em times e, visando motivá-los a participar da gincana, a equipe vencedora receberá um prêmio, além de ter seu nome divulgado interna e externamente.
O interessante de tal projeto é que ele, além de permitir que os mais necessitados sejam ajudados, também colabora com a integração dos professores, alunos e colaboradores, motivando-os a adotarem uma prática solidária de extrema importância para a própria felicidade.
Nesse sentido, várias são as pesquisas que indicam que as pessoas que ajudam as outras são mais propensas a serem felizes, demonstrando que o sentir-se bem tem um estreito vínculo com o sentimento de solidariedade humana.
Assim, aproveitamos esse artigo para convidar a todos da família Unimar, bem como toda a sociedade mariliense, a nos unirmos no presente projeto, pois, além de termos que combater a pandemia, também precisamos combater os efeitos devastadores que ela tem provocado nas pessoas que, a despeito de não terem contraído o vírus, não têm como se alimentar de forma adequada.
Vamos mostrar que Marília pode ser maior do que a pandemia e a fome.