MN Logo

12 anos. Mais de 103 mil artigos.

  • Polícia
  • Marília
  • Garça
  • Pompeia
  • Oriente
  • Quintana
  • Regional
  • Tupã
  • Vera Cruz
  • Entrevista da Semana
  • MAC
  • Colunas
  • Anuncie
Esportes
seg. 04 set. 2017

Uefa planeja limitar amistosos a partir de 2018

por Agência Estado

A Europa quer limitar o número de amistosos entre seleções e a CBF move uma ofensiva para tentar evitar que a Uefa coloque em prática a disputa da Liga das Nações, cuja realização foi anunciada no final de 2014. A primeira edição desta nova competição promovida pela entidade que controla o futebol europeu tem a sua fase inicial marcada para ocorrer entre setembro e novembro de 2018 e vai preencher muitas das datas do calendário internacional que anteriormente eram destinadas a amistosos.

O temor dos dirigentes brasileiros é o de que o Brasil não possa mais fazer partidas de preparação com seleções europeias e apenas consiga confrontar algumas das equipes mais poderosas do mundo durante uma Copa, em um risco que passará a afetar o time nacional a partir do ciclo que visa o Mundial de 2022, no Catar.

Anunciada após aprovação unânime das 54 federações filiadas à Uefa, a primeira edição da Liga das Nações está prevista para acabar em junho de 2019. E essa competição serve como uma resposta às críticas cada vez mais duras por parte de jogadores e de clubes de que amistosos estariam sendo organizados apenas com fins financeiros.

Entre setembro e novembro de 2018, 55 seleções serão distribuídas em 16 grupos e estes times serão divididos em quatro diferentes ligas (A, B, C e D) dentro da própria Liga das Nações, sendo que a D será composta pelas equipes nacionais com pior posição no ranking, enquanto os quatro ganhadores dos quatro grupos da liga A se qualificarão ao “Final Four”, nome dado pela Uefa a esta fase decisiva que será realizada em junho de 2019.

O regulamento desta nova competição também prevê que quatro seleções se classifiquem diretamente para a Eurocopa de 2020, o que ocorrerá por meio de um playoff agendado para acontecer em março do mesmo ano.

Na CBF, a ordem é a de tentar bloquear a realização desta Liga das Nações, já que na prática a proposta enterraria as pretensões de treinadores de testar suas forças contra equipes como Alemanha, Espanha, Itália ou Inglaterra.

Acima de tudo, porém, o problema seria de arrecadação. Uma eventual conquista da Copa de 2018 pelo Brasil aumentaria o cachê do grupo. Mas tal potencial teria sérias chances de ser minado se os espaços para amistosos fossem limitados.

Vendo que os países sul-americanos tinham reagido negativamente à realização desta Liga das Nações, a empresa que organiza o campeonato – a B4 Capital – se aproximou da Conmebol e da CBF para fazer uma proposta similar: um torneio de nações sul-americanas durante o mesmo período. O mesmo projeto foi oferecido para africanos e asiáticos.

Para equipes como Equador, Bolívia e Venezuela, a proposta tem certa atratividade. Ela garantiria uma renda extra para essas federações, algo que dificilmente ocorreria no restante do ano. Mas, para seleções como Brasil e Argentina, a ideia de mais um campeonato sul-americano não teria qualquer valor agregado e não permitiria vender ingressos e direitos de TV nos níveis que a CBF espera atingir.

Compartilhar

Mais lidas

  • 1
    Prefeitura abre inscrição para 336 moradias do Minha Casa, Minha Vida
  • 2
    Idoso passa mal ao volante e provoca acidente no Centro de Marília
  • 3
    Carne, queijo e uva; mulher tenta sair de supermercado com 13 itens furtados
  • 4
    Dupla é presa com mais de duas mil porções de drogas e quase R$ 9,5 mil do tráfico

Escolhas do editor

LEGISLATIVO
Prefeitura propõe reajuste no Bolsa Atleta e aumento do teto em MaríliaPrefeitura propõe reajuste no Bolsa Atleta e aumento do teto em Marília
Prefeitura propõe reajuste no Bolsa Atleta e aumento do teto em Marília
TRÂNSITO
Imagens flagram acidente com idoso que passou mal no Centro de MaríliaImagens flagram acidente com idoso que passou mal no Centro de Marília
Imagens flagram acidente com idoso que passou mal no Centro de Marília
TRÁFICO DE DROGAS
PM apreende avião, fuzis e mais de meia tonelada de cocaína em GetulinaPM apreende avião, fuzis e mais de meia tonelada de cocaína em Getulina
PM apreende avião, fuzis e mais de meia tonelada de cocaína em Getulina
CIDADE
Marília abre licitação para construção do Parque da CriançaMarília abre licitação para construção do Parque da Criança
Marília abre licitação para construção do Parque da Criança

Últimas notícias

Vazamento de amônia em cervejaria obriga evacuação e interdita quatro quarteirões
Motorista morre após passar mal ao volante e invadir a contramão na SP-294
Prefeitura propõe reajuste no Bolsa Atleta e aumento do teto em Marília
Acidente entre carreta e caminhão provoca lentidão no Contorno

Notícias no seu celular

Receba as notícias mais interessantes por e-mail e fique sempre atualizado.

Cadastre seu email

Cadastre-se em nossos grupos do WhatsApp e Telegram

Cadastre-se em nossos grupos

  • WhatsApp
  • Telegram

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fabiano Del Masso
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie

Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial.
MN, Marília Notícia © 2014 - 2026

MN - Marília NotíciaMN Logo

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fabiano Del Masso
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie