MN Logo

12 anos. Mais de 105 mil artigos.

  • Polícia
  • Marília
  • Garça
  • Pompeia
  • Oriente
  • Quintana
  • Regional
  • Tupã
  • Vera Cruz
  • Entrevista da Semana
  • MAC
  • Colunas
  • Anuncie
Marília
qua. 28 fev. 2024
ELEIÇÕES

TJ-SP nega liminar e mantém Abelardo Camarinha inelegível

Defesa de Camarinha tem até agosto deste ano para reverter a inelegibilidade do cacique político na Justiça.
por Gustavo César
Abelardo Camarinha foi três vezes prefeito em Marília e ficou inelegível em 2020 (Foto: Arquivo/ MN)

O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJ-SP) negou um pedido liminar do ex-prefeito Abelardo Camarinha (Podemos) para torná-lo elegível para as eleições municipais de outubro deste ano. A decisão desta terça-feira (27) do 4º Grupo de Direito Público do TJ foi assinada pelo desembargador José Percival Albano Nogueira.

No despacho, o desembargador rejeita a ação rescisória de direitos políticos, com pedido de tutela antecipada de urgência (liminar), e mantém a inelegibilidade do cacique político, que agora corre contra os prazos eleitorais de 2024.

Na decisão, o relator do caso “não vislumbrou a suficiente probabilidade do direito alegado (ingressado por Abelardo Camarinha), razão pela qual indeferiu o pedido”. O desembargador ainda pediu ciência da decisão à Justiça Eleitoral.

O ex-prefeito foi condenado em 2020 por improbidade administrativa em decorrência de uma ação civil pública proposta pelo Ministério Público do Estado de São Paulo (MP-SP).

Camarinha é acusado de contratar funcionários sem concurso público em 2002, quando era chefe do Executivo, com o intuito de reforçar o trabalho contra a dengue na ocasião.

A defesa de Camarinha, representada pelo advogado Admar Gonzaga, alega que a contratação dos funcionários não gerou enriquecimento ilícito. “Não há que se falar em dano material ao erário público, porque ocorreu a prestação de serviços”, defendeu.

Conforme apurado pelo Marília Notícia, a decisão pode ser derrubada e tem prazo de 15 dias para recurso. Porém, futuros possíveis novos recursos precisam ser julgados nas esferas do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e Supremo Tribunal Federal (STF), por exemplo, antes dos prazos eleitorais de convenção partidária deste ano. A data-limite é 5 de agosto.

Em nota, a assessoria do ex-prefeito Camarinha diz que “apesar da negação da liminar, Camarinha e sua equipe jurídica, liderada pelo renomado ex-ministro Admar Gonzaga, estão preparados para recorrer da decisão junto aos tribunais superiores em Brasília, incluindo o Superior Tribunal de Justiça (STJ) e o Supremo Tribunal Federal (STF)”, reforçou.

“O ex-prefeito demonstra grande otimismo em relação ao desfecho dessa batalha legal, ressaltando sua confiança na Justiça e na solidez de sua candidatura. Camarinha reitera seu compromisso com Marília e sua determinação em representar os interesses da comunidade, caso venha a ser eleito”, completou.

Camarinha destaca ainda que “seus adversários políticos e a chamada ‘imprensa marrom’ mostram receio em enfrentar a força e o apoio popular que ele representa nas urnas. Essa postura, segundo ele, apenas reforça sua convicção de que está do lado certo e representa os verdadeiros anseios da população mariliense”, concluiu a assessoria do ex-prefeito em nota.

Faça parte do nosso grupo de WhatsApp. Entre aqui!

Compartilhar

Mais lidas

  • 1
    Polícia Civil investiga morte de técnico de enfermagem duas semanas após queda
  • 2
    Policial militar aposentado é preso por violência doméstica em Marília
  • 3
    Marília registra dois casos de câncer ligado ao trabalho
  • 4
    Empresas de Marília e região reagem à tarifa dos EUA e buscam reduzir impactos

Escolhas do editor

COMÉRCIO EXTERIOR
Empresas de Marília e região reagem à tarifa dos EUA e buscam reduzir impactosEmpresas de Marília e região reagem à tarifa dos EUA e buscam reduzir impactos
Empresas de Marília e região reagem à tarifa dos EUA e buscam reduzir impactos
EMARANHADOS
Fios soltos seguem como desafio e geram 645 notificações em MaríliaFios soltos seguem como desafio e geram 645 notificações em Marília
Fios soltos seguem como desafio e geram 645 notificações em Marília
OCUPAÇÃO
Marília registra dois casos de câncer ligado ao trabalhoMarília registra dois casos de câncer ligado ao trabalho
Marília registra dois casos de câncer ligado ao trabalho
JUSTIÇA ELEITORAL
Retotalização é adiada e mantém indefinição na Câmara de MaríliaRetotalização é adiada e mantém indefinição na Câmara de Marília
Retotalização é adiada e mantém indefinição na Câmara de Marília

Últimas notícias

Presidente da Câmara destaca impacto das feiras de empregabilidade em Marília
A água chega até a torneira. O cuidado vai além dela
Operação Cata-Treco vai atender bairros da zona norte a partir desta segunda-feira
Rede municipal encerra polos de férias após atender mais de 450 crianças em Marília

Notícias no seu celular

Receba as notícias mais interessantes por e-mail e fique sempre atualizado.

Cadastre seu email

Cadastre-se em nossos grupos do WhatsApp e Telegram

Cadastre-se em nossos grupos

  • WhatsApp
  • Telegram

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fabiano Del Masso
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Lucas Caldeira
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Mateus Castanheira
  • Natália Thomé
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie

Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial.
MN, Marília Notícia © 2014 - 2026

MN - Marília NotíciaMN Logo

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fabiano Del Masso
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Lucas Caldeira
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Mateus Castanheira
  • Natália Thomé
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie