Desde 2014, mais de 36000 artigos.
,/2019

‘Teste do olhinho’ se torna obrigatório para recém-nascidos em Marília

Cidade
28 de maio de 2014

testeFoi aprovado na Câmara Municipal de Marília o projeto de lei, de autoria do vereador Capacete (PDT), que torna obrigatório o ‘teste do olhinho’ nos recém-nascidos em maternidades e serviços hospitalares da rede pública ou conveniados do SUS na cidade.

O ‘teste do olhinho’ é um exame que deve ser realizado rotineiramente em bebês na primeira semana de vida (preferencialmente antes da alta na maternidade), e que pode diagnosticar precocemente doenças oculares graves (entre elas a catarata e o glaucoma congênitos, retinopatia da prematuridade, tumores e infecções) que, se não forem tratadas a tempo, podem levar à cegueira.

O exame é feito pelo pediatra com o auxílio do oftalmoscópio (aparelho similar a uma lanterna), que produz uma fonte de luz para analisar o olho do bebê e o reflexo proveniente da retina. Se o reflexo tiver tonalidade vermelha significa que as estruturas oculares estão saudáveis. Mas se o reflexo for ausente ou tiver tons diferentes, é preciso encaminhar ao médico oftalmologista para especificar o problema e tratá-lo o quanto antes.