MN Logo

12 anos. Mais de 105 mil artigos.

  • Polícia
  • Marília
  • Garça
  • Pompeia
  • Oriente
  • Quintana
  • Regional
  • Tupã
  • Vera Cruz
  • Entrevista da Semana
  • MAC
  • Colunas
  • Anuncie
Brasil e Mundo
sáb. 25 maio. 2024
Susto

Tempestade de poeira atinge cidades do interior de SP

Moradores relatam que fenômeno se formou no início da tarde desta sexta (24) encobrindo municípios como Ribeirão Preto e Franca em meio à seca que atinge a região.
por Folhapress

Uma densa nuvem de poeira encobriu diversas cidades do interior de São Paulo na tarde desta sexta-feira (24), assustando moradores. “O céu estava vermelho”, disse a aposentada Valda Gonzaga, 73, moradora de Franca.

A tempestade de terra também se espalhou por outras cidades da região de Ribeirão Preto (a 313 km da capital). Acompanhada por uma forte ventania, o fenômeno foi sentido em municípios como Orlândia, Leme e São Simão.

As nuvens de poeira se formaram em todas as regiões de Ribeirão, como na zona sul, onde a jornalista Lisiane Marques, 46, foi levar o cachorro ao veterinário e percebeu o céu escurecido. Em seguida, ela foi em direção ao centro da cidade e enfrentou a tempestade de terra durante o percurso.

“Eu estava na zona sul e vim para o centro, que é onde moro, e também estava tomado por poeira. Depois de muito tempo sem chover, o tempo fechou e começou a chover por volta das 13 horas. Choveu um tantinho bom. Menos de uma hora depois, boa parte da cidade foi encoberta”, disse.

A chuva já estava prevista, de acordo com a meteorologia, por causa da passagem de uma frente fria que começou a afetar o interior paulista após um período de mais de 30 dias em meio à seca. A última chuva que caiu na cidade ocorreu no dia 18 de abril. Após a nuvem de poeira, no entanto, não houve novos registros de chuva.

Segundo a Defesa Civil de Ribeirão Preto, não houve registro de ocorrências na cidade por causa da tempestade de poeira.

“Fizemos monitoramento em alguns pontos que foram solicitados para averiguação, como na avenida dos Olhos D’água, onde havia informação de que teria ocorrido quedas de árvores, mas não foi procedente”, afirmou o superintendente da Guarda Civil Metropolitana, Thiago Caldeira.

De acordo com a Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) a qualidade do ar em Ribeirão é considerada moderada. Nessa condição, o órgão disse que recomenda que pessoas com doenças cardíacas ou pulmonares, procurem reduzir esforço pesado ao ar livre.

Não é a primeira vez que o fenômeno favorecido pela estiagem prolongada atinge a região. No final de setembro, uma densa nuvem de poeira, acompanhada por uma forte ventania, afetou a visibilidade no trânsito e obrigou comerciantes a fecharem as portas em Franca e outras cidades de Ribeirão Preto.

Na ocasião, a região também era afetada pela estiagem prolongada, que contribuiu para a propagação de incêndios de grandes proporções tanto em áreas de proteção ambiental quanto em plantações, e favoreceu a criação da nuvem de poeira.

Por ALÉXIA SOUSA

Compartilhar

Mais lidas

  • 1
    Vlademir Doreto morre e deixa legado na gastronomia
  • 2
    MN TV: Família busca respostas após morte de idoso de 89 anos
  • 3
    Empresário denuncia perseguições e ataque contra carro na SP-294 em Marília
  • 4
    Operação da PM termina com dupla presa com drogas e dinheiro em adega de Marília

Escolhas do editor

EMPREGO
Feira da Empregabilidade oferece mais de duas mil vagas nesta 6ªFeira da Empregabilidade oferece mais de duas mil vagas nesta 6ª
Feira da Empregabilidade oferece mais de duas mil vagas nesta 6ª
ADVOCACIA
Da paralisia cerebral ao doutorado, Lucas Dantas leva história de superação à políticaDa paralisia cerebral ao doutorado, Lucas Dantas leva história de superação à política
Da paralisia cerebral ao doutorado, Lucas Dantas leva história de superação à política
LUTO
Vlademir Doreto morre e deixa legado na gastronomiaVlademir Doreto morre e deixa legado na gastronomia
Vlademir Doreto morre e deixa legado na gastronomia
VIOLÊNCIA DOMÉSTICA
Marília registra média de cinco pedidos de medida protetiva por diaMarília registra média de cinco pedidos de medida protetiva por dia
Marília registra média de cinco pedidos de medida protetiva por dia

Últimas notícias

Dino intima partidos a explicar controle de emendas parlamentares
SUS adquire tecnologia para produzir principal remédio contra o HIV
Como Argentina e Inglaterra chegam à semifinal da Copa do Mundo
Condenado por crimes sexuais, psiquiatra terá de indenizar 18 vítimas em Marília

Notícias no seu celular

Receba as notícias mais interessantes por e-mail e fique sempre atualizado.

Cadastre seu email

Cadastre-se em nossos grupos do WhatsApp e Telegram

Cadastre-se em nossos grupos

  • WhatsApp
  • Telegram

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fabiano Del Masso
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Lucas Caldeira
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Mateus Castanheira
  • Natália Thomé
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie

Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial.
MN, Marília Notícia © 2014 - 2026

MN - Marília NotíciaMN Logo

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fabiano Del Masso
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Lucas Caldeira
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Mateus Castanheira
  • Natália Thomé
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie