Desde 2014, mais de 27000 artigos.
,/2018

Temperaturas finalmente caem no inverno de Marília

Cidade
11 de julho de 2018

Depois de um começo de mês atípico para o inverno mariliense, as temperaturas começaram a cair nos últimos dias na cidade. Entre domingo (8) e terça-feira (10) as temperaturas mínimas e máximas caíram aproximadamente 10°C.

Na terça, mínima e máxima foram de 9,1°C e 19,6°C enquanto dois dias antes tinham ficado em 20,1°C e 28,7°C. Segundo os equipamentos da Somar, a temperatura mínima registrada desde o começo do inverno foi na madrugada desta quarta-feira (11): 8,8°C.

No entanto, ainda não teria sido o dia mais frio do ano, segundo a empresa do ramo de meteorologia. O dia 20 de maio, com a mínima de 7,7°C, é apontado como data da temperatura oficial mais baixa de 2018.

O frio pega de surpresa porque Marília registrou no mês passado média de temperaturas mínimas de 18°C, de acordo com dados observados pela Somar Meteorologia, que aponta média histórica da mínima para junho em 13,3°C no município. Ou seja, a mínima vinha 5°C mais alta do que o normal, estava fazendo mais calor.

Em julho, até a chegada da frente fria na segunda (9) a média da mínima também vinha se mantendo em 18°C, ante uma média histórica em 13.2°C para o mês. A temperatura máxima vinha dentro dos padrões para julho e até um pouco mais elevada, 28°C.

Previsão/Ipmet

Para esta quarta-feira, de acordo com o Instituto de Pesquisas Meteorológicas da Unesp, com equipamentos em Bauru, Marília deve chegar na temperatura máxima de 20°C e mínima de 7°C.

A possibilidade de chuva é tida como nula e a umidade relativa do ar entre 30% e 40%. Junho já ficou com 77% menos precipitações do que a média histórica, segundo a Somar, e junho não teria tido nenhum dia com chuvas consideráveis – apenas chuviscos e pontos da cidade.

Zildene Pedrosa de Oliveira Emídio, meteorologista do Ipmet, explica que até quinta-feira (12), “a massa de ar mais frio e seco associada ao sistema de alta pressão, deixa o tempo estável no interior do estado de São Paulo e com baixas temperaturas em todas as regiões”.

“Contudo”, diz ela, “a faixa leste do Estado (litoral, capital e Vale do Paraíba), permanece com muitas nuvens e com previsão de chuvas fracas, devido a presença de um centro de baixa pressão no oceano, próximo ao litoral paulista, que está associado ao sistema frontal que atua entre Minas Gerais e Rio de Janeiro”.

Na sexta-feira (13), de acordo com a meteorologista, o tempo segue estável, “com céu claro a parcialmente nublado em todo o estado de São Paulo. Temperaturas em gradativa elevação”.

ClimaTempo

Outro importante serviço de meteorologia, o ClimaTempo, traz previsões um pouco diferentes para Marília e diz que pode chegar a 5°C nesta quarta-feira, com máxima de 18°C. Para amanhã os radares indicam entre 6° e 18°C.

Já no período de 15 dias o ClimaTempo indica uma elevação gradual das temperaturas mínimas e máximas.