Desde 2014, mais de 38000 artigos.
,/2019

Teatro Municipal recebe projeto Toque de Senzala nesta sexta

Cidade
16 de maio de 2019

Apresentação tem apoio da Prefeitura de Marília, por meio da Secretaria Municipal da Cultura, e entrada será um quilo de alimento não perecível. (Foto: Divulgação)

Nesta sexta-feira, 17 de maio, às 20h, o Teatro Municipal recebe o projeto “Toque de Senzala”, organizado pelo grupo de religião de matrizes africanas Templo de Umbanda Caboclo Cobra Coral, com apoio da Prefeitura de Marília, por meio da Secretaria Municipal da Cultura. A entrada é um quilo de alimento não perecível.

O projeto Toque de Senzala, direcionado pelo Pai Maycon de Oxumarê, começou no ano de 2017, acontece anualmente no mês de maio e apresenta a história da mitologia africana, danças, capoeira, samba e cantigas, oficinas culturais educativas, além de palestras de combate ao preconceito racial e a intolerância religiosa.

Considerou-se maio um mês pertinente à realização do evento devido ao período de reflexão e resistência pela comemoração da abolição da escravatura e, portanto, propício a atividades e ações afirmativas estruturadas pelo movimento negro e pelo poder público.

(Foto: Divulgação)

Dessa forma, infere-se a importância histórica dos povos tradicionais e de matrizes africanas ocupando espaços legítimos, o que ressalta a resistência negra.

O projeto Toque de Senzala integra o calendário cultural municipal de Marília na semana que compreende o dia 13 de maio, devido à aprovação do item “24”, do inciso V, do art. 6º, da Lei nº 7217 de 2018.