MN Logo

12 anos. Mais de 102 mil artigos.

  • Polícia
  • Marília
  • Garça
  • Pompeia
  • Oriente
  • Quintana
  • Regional
  • Tupã
  • Vera Cruz
  • Entrevista da Semana
  • MAC
  • Colunas
  • Anuncie
Marília
sex. 24 fev. 2023

TCE considera gestão de Marília ‘em fase de adequação’ 

por Samantha Ciuffa

Marília recebeu a nota C+ no Índice de Efetividade de Gestão Municipal (IEG-M), realizado pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP), em 2022.

Com dados do ano anterior, o estudo busca avaliar a efetividade das políticas e atividades públicas desenvolvidas pelos gestores dos 644 municípios paulistas.

No caso da gestão mariliense, a nota recebida ficou entre 50% e 59,9% da nota máxima, ou seja, foi classificada como “em fase de adequação”.

O IEG-M possui cinco faixas de classificação, sendo elas: altamente efetiva (A); muito efetiva (B+), efetiva (B), em fase de adequação (C+) e baixo nível de adequação (C).

Para o resultado, são analisados pelo TCE sete eixos temáticos: i-Educ (Educação), i-Saúde, i-Plan (Planejamento), i-Fiscal (Gestão Fiscal), i-Amb (Meio Ambiente), i-Cidade (Proteção dos Cidadãos) e i-Gov TI (Tecnologia).

A atual gestão de Marília recebeu C+ em Planejamento, Gestão Fiscal, Educação e Cidade. Em Saúde e Meio Ambiente, o índice foi C.

No quesito Tecnologia, o município recebeu a maior nota e foi considerado efetivo, com B+.

COMPARATIVO

No comparativo com os dados anteriores – divulgados em 2021, com base em 2020 -, houve mudanças em alguns setores.

Na época, a Educação havia recebido indicação de efetividade (B) e teve queda direta para baixo nível (C).

Por outro lado, a Gestão Fiscal, que havia sido classificada como C, subiu para C+ neste ano.

Os demais, incluindo Saúde, se mantiveram no mesmo patamar.

HISTÓRICO

A cidade de Marília, nos anos de 2014 e 2015, recebeu nota B (efetiva). Em 2016, esse índice subiu para B+ (muito efetiva).

Em 2017 e 2018, o município voltou para o índice B. Nos três anos seguintes – 2019, 2020 e 2021, houve uma queda para C+ (em fase de adequação); 2022 manteve a mesma classificação dos últimos anos.

CONCLUSÕES

O próprio estudo mostra que o IEG-M/TCESP mudou de patamar em 2021, obtendo o pior resultado de todas as edições (0,46 – Faixa C – baixo nível de adequação).

De acordo com o levantamento, essa mudança refletiu, principalmente, o baixo desempenho dos municípios paulistas no planejamento dos programas e ações da gestão pública e a piora nos resultados da educação e da saúde.

A última avaliação sinalizou que as políticas ambientais, de proteção ao cidadão e governança da tecnologia da informação também estão críticas no âmbito municipal e carecem de mais atenção na efetividade de suas ações.

Compartilhar

Mais lidas

  • 1
    ‘Marília é o palco’, teria postado motorista antes da tragédia
  • 2
    Mulher é suspeita de causar acidente na rodovia e tentar matar ex-marido
  • 3
    Festa de Carnaval termina com tiroteio e quatro pessoas baleadas
  • 4
    Sétima vítima do capotamento na BR-153 em Marília é identificada

Escolhas do editor

TRAGÉDIA NA BR-153
‘Marília é o palco’, teria postado motorista antes da tragédia‘Marília é o palco’, teria postado motorista antes da tragédia
‘Marília é o palco’, teria postado motorista antes da tragédia
TRAGÉDIA NA BR
Sétima vítima do capotamento na BR-153 em Marília é identificadaSétima vítima do capotamento na BR-153 em Marília é identificada
Sétima vítima do capotamento na BR-153 em Marília é identificada
CLIMA
Meteorologia prevê retorno das chuvas pós-folia em MaríliaMeteorologia prevê retorno das chuvas pós-folia em Marília
Meteorologia prevê retorno das chuvas pós-folia em Marília
SOLIDARIEDADE
Governador do Maranhão agradece Marília por apoio às vítimas da tragédia na BRGovernador do Maranhão agradece Marília por apoio às vítimas da tragédia na BR
Governador do Maranhão agradece Marília por apoio às vítimas da tragédia na BR

Últimas notícias

Saúde de Marília tem 12 vítimas do acidente na BR internadas em UTIs
Lula sanciona, com vetos, reajuste salarial para cargos do Legislativo
Rodízio de veículos volta a partir desta quinta-feira na cidade de São Paulo
Campanha da Fraternidade da CNBB foca no direito à moradia digna

Notícias no seu celular

Receba as notícias mais interessantes por e-mail e fique sempre atualizado.

Cadastre seu email

Cadastre-se em nossos grupos do WhatsApp e Telegram

Cadastre-se em nossos grupos

  • WhatsApp
  • Telegram

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie

Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial.
MN, Marília Notícia © 2014 - 2026

MN - Marília NotíciaMN Logo

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie