MN Logo

12 anos. Mais de 101 mil artigos.

  • Polícia
  • Marília
  • Garça
  • Pompeia
  • Oriente
  • Quintana
  • Regional
  • Tupã
  • Vera Cruz
  • Entrevista da Semana
  • MAC
  • Colunas
  • Anuncie
Brasil
sáb. 13 dez. 2025
SAÚDE

SUS realiza mutirão com mais de 61 mil cirurgias e exames neste fim de semana

Cirurgias e exames serão feitos em todos os Estados e no Distrito Federal.
por Agência Brasil
Profissionais de saúde se mobilizam em 188 hospitais (Foto: Agência Brasil)

O Ministério da Saúde realiza neste sábado (13) e domingo (14) um mutirão nacional com 61,6 mil cirurgias e exames pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A ação envolve 188 hospitais em todo o país e tem como objetivo reduzir a fila reprimida por atendimentos especializados. Todos os estados e o Distrito Federal participam da mobilização.

Segundo a pasta, do total de procedimentos previstos, 11,5 mil são cirurgias eletivas. O mutirão reúne Santas Casas, hospitais filantrópicos, hospitais universitários da Rede Ebserh e institutos federais, em um esforço conjunto considerado inédito pelo governo federal.

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, afirmou que a iniciativa amplia o acesso da população aos serviços especializados. “Neste sábado e domingo, vamos realizar o maior mutirão da história do Sistema Único de Saúde. Pela primeira vez, além dos hospitais universitários, as Santas Casas, hospitais filantrópicos e instituições privadas que atendem pelo ‘Agora Tem Especialistas’ participarão de um esforço nacional conjunto”, declarou.

De acordo com o Ministério da Saúde, o mutirão contempla cirurgias em áreas como gastroenterologia, urologia, ortopedia, cardiologia e plásticas reparadoras, além de consultas especializadas e exames, como ultrassonografias, tomografias, ressonâncias e endoscopias. Os atendimentos são destinados a pacientes previamente agendados no SUS.

As Santas Casas terão participação expressiva na ação. Segundo a pasta, 134 unidades filantrópicas, distribuídas em 19 estados, devem realizar mais de 9 mil cirurgias, incluindo procedimentos como bariátrica por videolaparoscopia, hernioplastias, plástica abdominal, colecistostomia e vasectomia.

Também participam do mutirão hospitais federais no Rio de Janeiro, como o Instituto Nacional de Câncer (Inca), o Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (Into), o Instituto Nacional de Cardiologia (INC) e os hospitais da Lagoa, Andaraí, Ipanema, Bonsucesso, Cardoso Fontes e dos Servidores.

A iniciativa integra o programa Agora Tem Especialistas, que tem como foco ampliar e qualificar o acesso a consultas, exames e cirurgias no SUS. Além dos mutirões, o programa prevê ações como carretas de saúde, ampliação de horários de atendimento, formação de especialistas e parcerias com hospitais privados para atendimento gratuito mediante compensação de dívidas com a União.

Os 45 hospitais universitários da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) participam da terceira edição do Mutirão no Dia E – Ebserh em Ação. Segundo o governo federal, a rede deverá realizar 2,2 mil cirurgias, 9,2 mil consultas e 40,7 mil exames. As duas primeiras edições, realizadas em julho e setembro, somaram mais de 46,7 mil procedimentos

Compartilhar

Mais lidas

  • 1
    Governo federal decreta desapropriação de fazenda de Gália para reforma agrária
  • 2
    Polícia intervém e mata homem que ameaçava esposa na região
  • 3
    Mulheres são presas por furto em supermercado; ‘não vai dar nada’
  • 4
    MAC goleia Bandeirante pela Série A3 no Abreuzão

Escolhas do editor

LIRAA
Alto índice de infestação do Aedes preocupa em Marília, aponta levantamentoAlto índice de infestação do Aedes preocupa em Marília, aponta levantamento
Alto índice de infestação do Aedes preocupa em Marília, aponta levantamento
IMPASSE
Ex-funcionários da GF relatam dificuldades após fim do contrato com o municípioEx-funcionários da GF relatam dificuldades após fim do contrato com o município
Ex-funcionários da GF relatam dificuldades após fim do contrato com o município
ZONA RURAL
Município articula convênio para recuperar ponte rural em AvencasMunicípio articula convênio para recuperar ponte rural em Avencas
Município articula convênio para recuperar ponte rural em Avencas
GOVERNO DO ESTADO
Prefeitos da região relatam incômodo com Tarcísio enquanto Marília mantém bom trânsitoPrefeitos da região relatam incômodo com Tarcísio enquanto Marília mantém bom trânsito
Prefeitos da região relatam incômodo com Tarcísio enquanto Marília mantém bom trânsito

Últimas notícias

Polícia Federal prende suspeito de integrar grupo terrorista islâmico na região
Rede municipal de Marília terá volta às aulas escalonada em fevereiro
Jovem que guardava dinamite em casa é preso dois dias após apreensão de explosivo
Furto na zona oeste gera prejuízo à construção de creche; maquinários subtraídos

Notícias no seu celular

Receba as notícias mais interessantes por e-mail e fique sempre atualizado.

Cadastre seu email

Cadastre-se em nossos grupos do WhatsApp e Telegram

Cadastre-se em nossos grupos

  • WhatsApp
  • Telegram

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie

Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial.
MN, Marília Notícia © 2014 - 2026

MN - Marília NotíciaMN Logo

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie