SP-333 continua com buracos após anúncio de melhorias
Apesar de alardeados anúncios de retomadas das obras de recuperação da rodovia SP-333 em Marília nas últimas semanas, alguns trechos da via ainda estão precários e já não existem sinais de máquinas no local.
O Departamento Estradas e Rodagens (DER) não informou quando serviço será concluído.
Buracos, asfalto esfacelando e irregularidades na duplicação que deveria estar pronta há dois anos seguem atrapalhando a vida de quem trafega por ali.
Ainda que em boa parte do trecho que vai do posto Gigantão até o acesso à BR-153 tenham sido feitas melhorias, os antigos problemas continuam em alguns pontos.
Duas semanas atrás estiveram no local os vereadores Cícero da Silva (PV) e Wilson Damasceno (PSDB) comemorando a retomada. Eles haviam solicitado a atuação do Estado para resolver a situação.
O DER já vinha anunciando a contratação de uma empresa para manutenção não só daquele trecho, mas de várias estradas estaduais da região [leia aqui].
Outro lado
Procurada pela reportagem do Marília Notícia, o DER declarou que “o contrato de conservação engloba todo o trecho da SP-333 em Marília, além de trechos em outros municípios, e inclui ainda outras estradas estaduais de toda a região, dentro de um cronograma de serviços realizado de acordo com as necessidades mais emergenciais de cada rodovia”.
A Maqterra, empresa que cumpre o contrato de conservação, “voltará a atuar na SP-333 em data que irá depender do andamento dos serviços nas demais rodovias de abrangência da Residência de Conservação de Marília, que englobam SP-294, SP-331, SP-349 e SP-421, incluindo acessos”.
A nota informa ainda que “os serviços de conservação e reparos só podem ser efetivados sem chuvas. As obras de duplicação desta rodovia serão realizadas pelo Programa de Concessões Rodoviárias do Estado, cujo edital está em andamento”.
Entenda
As obras de duplicação e melhorias entre os quilômetros 314 e 323 deveriam ter sido entregues em fevereiro de 2015, mas estão atrasadas há mais de dois anos.
Com o trabalho paralisado, a ação do tempo – erosão por vento e chuvas, além da circulação de veículos – age sobre os 88,5% dos serviços que já haviam sido concluídos, segundo informações oficiais.
Apensar de faltar “tão pouco” – 11,5% – para a conclusão, o Estado rescindiu o contrato com a construtora para o edital licitado por R$ 79,9 milhões, “tendo em vista que a rodovia é objeto do Programa de Concessões Rodoviárias do Estado”, conforme declarado em 2016.
Licitação
A licitação do lote Rodovias do Centro Oeste Paulista, que integra a SP-333, aconteceu no dia 22 de fevereiro, mas não sem surpresas.
Poucos dias antes, a pedido do Ministério Público Federal, a Justiça Federal determinou liminarmente a suspensão do processo licitatório para a concessão da Rodovia Estadual SP-333, que liga Florínea, na divisa com o Paraná, a Igarapava, próximo a Minas Gerais [leia aqui].
No entanto, em seguida o o Tribunal Regional Federal da 3ª Região cassou a liminar, permitindo que a Artesp (Agência de Transportes do Estado de São Paulo) continuasse o processo licitatório [leia aqui].
Na semana passada a Artesp informou que a sessão de abertura das propostas pela concessão não ocorreria na sexta-feira (24) seguinte ao procedimento e declarou que ainda não há data definida para a realização dessa etapa [leia aqui].