MN Logo

12 anos. Mais de 102 mil artigos.

  • Polícia
  • Marília
  • Garça
  • Pompeia
  • Oriente
  • Quintana
  • Regional
  • Tupã
  • Vera Cruz
  • Entrevista da Semana
  • MAC
  • Colunas
  • Anuncie
Marília
seg. 29 maio. 2023
NATÁLIA FIGUEIREDO
NUTRIÇÃO

Sofre de intestino preso? Veja como vencer a constipação

Também conhecido como constipação, esse desconforto pode trazer uma série de complicações para o bem-estar geral.
por Natália Figueiredo
Natália Figueiredo é nutricionista especialista em nutrição clínica e saúde da mulher (Foto: Divulgação)

Quando se trata de saúde intestinal, o problema do intestino preso é um assunto recorrente que muitas pessoas enfrentam. Também conhecido como constipação, esse desconforto pode trazer uma série de complicações para o bem-estar geral.

Na coluna desta semana, vamos explorar a questão sob a ótica da nutrição, buscando entender as causas e oferecer dicas valiosas para aliviar esse incômodo.

É importante destacar que o intestino preso pode ter diversas origens, incluindo fatores físicos, emocionais e nutricionais. No contexto da nutrição, o papel desempenhado pela dieta e mudança de costumes é fundamental na prevenção e no tratamento dessa condição.

IDENTIFIQUE O PROBLEMA

Para saber se você está passando por um problema de constipação, a primeira dica é ficar atento a sintomas como esforço excessivo para evacuar, sensação de evacuação incompleta, dores e desconfortos abdominais, excesso de gases, inchaço na barriga, mau humor e mal-estar em geral.

Se identificou? Então é importante verificar quais as possíveis causas! Uma dieta pobre em fibras, o sedentarismo, pouca ingestão de água, consumo excessivo de proteína animal e ultra processados, além de não ir ao banheiro quando sente vontade são alguns pontos que também devem ser observados.

A constipação ainda pode estar relacionada a doenças intestinais e, por isso, o indicado é sempre procurar um profissional.

E AGORA? O QUE FAZER?

Em linhas gerais, as fibras dos alimentos podem ser grandes aliados. Frutas suculentas, vegetais crocantes, grãos integrais e sementes podem ser a chave para desbloquear seu intestino. Manter-se hidratado é outro ponto importantíssimo.

Confira essas dicas:

  • consumir alimentos mais laxativos como mamão, ameixa, água de coco etc.;
  • alimentos ricos em fibras como chia, aveia, linhaça, psyllium, frutas com cascas e saladas cruas são uma boa pedida;
  • praticar alguma atividade física (ela ajuda a regular o intestino);
  • beber água, principalmente ao acordar, em jejum;

Outro conselho é se atentar ao que pode ser feito para melhorar o processo de digestão.

Veja:

  • antes da refeição, faça um suco com meio limão e tome para redução de gases;
  • após cerca de 15 minutos da refeição, tome uma xícara de chá de erva doce com canela e gengibre ou hortelã com erva doce.

Para finalizar, confira essa receita fácil e rápido que vai te ajudar no problema de intestino preso!

(Arte: Divulgação)

Mais informações podem ser obtidas com a nutricionista Natália Figueiredo no Instituto InMulti, na rua Carlos Botelho, 703, pelos telefones (14) 3433-6198 e (14) 9 9162-7550 ou pelo site [clique aqui].

*

Natália Figueiredo é nutricionista especialista em nutrição clínica e saúde da mulher (CRN-SP 58451)

Compartilhar

Mais lidas

  • 1
    Menino de um ano morre afogado em piscina na zona norte de Marília
  • 2
    Estudantes de medicina são presos com anabolizantes e canetas emagrecedoras
  • 3
    Polícia Civil lamenta a morte precoce de Marcel Ito Okuma, delegado seccional de Assis
  • 4
    ‘Nunca vi tanta gente empenhada em procurar alguém’, diz voluntária do Cors

Escolhas do editor

LUTO
Menino de um ano morre afogado em piscina na zona norte de MaríliaMenino de um ano morre afogado em piscina na zona norte de Marília
Menino de um ano morre afogado em piscina na zona norte de Marília
Educação em São Paulo avança com recordes no aprendizado e na alfabetizaçãoEducação em São Paulo avança com recordes no aprendizado e na alfabetização
Educação em São Paulo avança com recordes no aprendizado e na alfabetização
TEMPO
Semana deve ser de sol, calor e sem chuva em Marília, aponta IPMetSemana deve ser de sol, calor e sem chuva em Marília, aponta IPMet
Semana deve ser de sol, calor e sem chuva em Marília, aponta IPMet
ORDEM DO DIA
Câmara vota criação da Controladoria Geral do MunicípioCâmara vota criação da Controladoria Geral do Município
Câmara vota criação da Controladoria Geral do Município

Últimas notícias

Motorista de aplicativo é rendido com faca e tem carro roubado em Marília
Motorista derruba moto e foge na região central de Marília; situação gera revolta
Motorista faz manobras arriscadas e bate caminhonete de luxo em viatura na região
PAT Marília reúne vagas com salários de até R$ 3,7 mil nesta segunda-feira

Notícias no seu celular

Receba as notícias mais interessantes por e-mail e fique sempre atualizado.

Cadastre seu email

Cadastre-se em nossos grupos do WhatsApp e Telegram

Cadastre-se em nossos grupos

  • WhatsApp
  • Telegram

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fabiano Del Masso
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie

Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial.
MN, Marília Notícia © 2014 - 2026

MN - Marília NotíciaMN Logo

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fabiano Del Masso
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie