MN Logo

12 anos. Mais de 105 mil artigos.

  • Polícia
  • Marília
  • Garça
  • Pompeia
  • Oriente
  • Quintana
  • Regional
  • Tupã
  • Vera Cruz
  • Entrevista da Semana
  • MAC
  • Colunas
  • Anuncie
Marília
seg. 23 out. 2023
SESSÃO ORDINÁRIA

Sob ordem judicial, Câmara vota doação de áreas a empresas

Sete empresas devem ser beneficiadas; em outra pauta Prefeitura propõe uso de sacolinhas ecológicas apenas em 2025.
por Rodrigo Viudes
Plenário da Câmara Municipal da Câmara Municipal de Marília deve apreciar pauta com 15 projetos nesta segunda-feira (Foto: Rodrigo Viudes/Marilia Noticia)

Apenas uma semana depois de uma pauta vazia de projetos de lei, a Câmara Municipal de Marília terá a Ordem do Dia mais recheada de propostas no ano na sessão ordinária desta segunda-feira (23).

Seis das 15 propostas serão deliberadas pelos vereadores por determinação da Justiça de Marília, que atendeu pedido de liminar proposto pela Prefeitura de Marília na última terça-feira (17).

Todos são referentes a doações de áreas a empresas e tramitam em regime de urgência. O Executivo apontou esgotamento do prazo de 40 dias. O Legislativo, por sua vez, informou que os projetos já seriam votados hoje de qualquer maneira.

Além dos seis projetos determinados pela Justiça, ainda outro foi pautado. Se aprovados, beneficiarão empresas das áreas de alimentos, automação industrial, peças, saúde e transporte de cargas.

As áreas a serem doadas estão distribuídas nos distritos industriais Santo Barion e de Padre Nóbrega, ambos na zona norte e têm entre 1.000 e 2.500 metros quadrados. O prazo para uso é de dois anos, sob risco de devolução ao município.

Outros dez projetos de lei de doação de área tramitam no Legislativo. No início deste mês, o MN apontou o empilhamento destas proposituras em véspera de ano eleitoral. Apesar das exigências técnicas, o critério de escolha é político.

SACOLINHAS

A substituição das sacolinhas plásticas de lixo e de uso para transporte de produtos por outras biodegradáveis nos supermercados e demais estabelecimentos comerciais de Marília pode ficar apenas para 2025.

Lei municipal de Marília sobre usos de sacolas biodegradáveis em supermercados foi julgada constitucional pelo STF em 2022 (Foto: Paulo Pinto/Agência Estado)

O Executivo solicitou a suspensão da eficácia de lei municipal de 2011, cuja análise jurídica se arrastou até decisão por sua constitucionalidade, em 19 de outubro de 2022, pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

Autor da lei municipal e hoje presidente do Legislativo, o vereador Eduardo Nascimento (PSDB), apresentou emenda com antecipação do prazo para 18 meses. Caberá à maioria governista a escolha no plenário.

PISO DA ENFERMAGEM

Em discussão única, os vereadores devem autorizar a Prefeitura de Marília a abrir crédito adicional especial e suplementar no orçamento vigente para o repasse de R$ 574 mil destinados ao pagamento do piso nacional da Enfermagem.

O pagamento beneficia enfermeiros, técnicos e auxiliares e parteiras que trabalham no Hospital Beneficente Unimar (HBU), Hospital Espírita de Marília (HEM), Pronto Atendimento (PA) da zona sul e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

Também receberão as correções salariais os profissionais da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), Clínica Aconchego, Santa Casa de Misericórdia, da Secretaria Municipal de Saúde e da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da zona norte.

Na mesma propositura, o Executivo solicita o aval do Legislativo para remanejamento de mais R$ 23 milhões para uso em custeios nas Secretarias Municipais de Saúde e de Assistência e Desenvolvimento Social.

FIM DE CONSELHOS

Em apenas um projeto de lei, a Prefeitura solicita a extinção de nove conselhos municipais. Em sua justificativa, o Executivo diz se tratar de “órgãos sem qualquer atuação”, ao contrário de outros em atividade no município.

Entre os que devem ter suas legislações revogadas estão os de Serviço Público de Energia, de Pesquisas e Custos, de Economia Popular Solidária e de Defesa da Micro, Pequena e Média Empresa de Marília.

Ainda nesta segunda-feira (23), o plenário deve votar projetos que tratam sobre a inclusão de 2% no adicional de tempo de serviço aos servidores da Câmara Municipal, a denominação de espaços públicos e a inclusão de uma corrida no calendário oficial.

Faça parte do nosso grupo de WhatsApp. Entre aqui!

Compartilhar

Mais lidas

  • 1
    Marília tem posto de combustíveis com nota zero em avaliação de qualidade
  • 2
    Prefeitura confirma área para realização do Marília Rodeo Music em setembro
  • 3
    MN TV: Arma falha durante execução de vítima em bar na zona sul
  • 4
    Polícia localiza bicicleta que teria sido usada por Guilherme Romero antes de desaparecer

Escolhas do editor

ASSISTÊNCIA SOCIAL
População em situação de rua muda de perfil e desafia rede públicaPopulação em situação de rua muda de perfil e desafia rede pública
População em situação de rua muda de perfil e desafia rede pública
CULTURA E LAZER
Prefeitura confirma área para realização do Marília Rodeo Music em setembroPrefeitura confirma área para realização do Marília Rodeo Music em setembro
Prefeitura confirma área para realização do Marília Rodeo Music em setembro
VEÍCULOS
Seminovos com juros zero e preços abaixo da Fipe são opções na Proeste RenaultSeminovos com juros zero e preços abaixo da Fipe são opções na Proeste Renault
Seminovos com juros zero e preços abaixo da Fipe são opções na Proeste Renault
CRIME INTERNACIONAL
Dise de Marília desarticula esquema de tráfico para a EuropaDise de Marília desarticula esquema de tráfico para a Europa
Dise de Marília desarticula esquema de tráfico para a Europa

Últimas notícias

MN TV: De Marília para a Europa; investigação revela rota de tráfico internacional
Santa Casa de Marília recebe doação de 210 travesseiros para leitos de internação
Deputados defendem ampliação do programa de escola cívico-militar em Marília
Assinatura digital e lacração impedem alteração em sistemas eleitorais

Notícias no seu celular

Receba as notícias mais interessantes por e-mail e fique sempre atualizado.

Cadastre seu email

Cadastre-se em nossos grupos do WhatsApp e Telegram

Cadastre-se em nossos grupos

  • WhatsApp
  • Telegram

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fabiano Del Masso
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Lucas Caldeira
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Mateus Castanheira
  • Natália Thomé
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie

Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial.
MN, Marília Notícia © 2014 - 2026

MN - Marília NotíciaMN Logo

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fabiano Del Masso
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Lucas Caldeira
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Mateus Castanheira
  • Natália Thomé
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie