Desde 2014, mais de 71000 artigos.
,/2022

Sesi Marília recebe circuito de atividades em literatura e artes visuais.

Variedades
26 de maio de 2014

EMKT SESI MixMarília Na última semana de maio, o Sesi Marília recebe o Sesi-SP Mix Cultural: Conversas Criativas Sobre Literatura e Artes Visuais. Nos dias 26, 27, 30 e 31, serão oferecidas uma série de atividades gratuitas com o objetivo de promover o contato do público com artistas conceituados pelo trabalho que desenvolvem em literatura e artes visuais.

A programação começa com a realização de uma Oficina Literária ministrada por Luciano Salles, nos dias 26 e 27 de maio, às 19h. Serão disponibilizadas 30 vagas e os participantes terão a oportunidade de discutir a produção autoral e independente dos quadrinhos.

Salles, também conhecido como Pirica, produziu as histórias em quadrinhos: Luzcia, a Dona do Boteco e O Quarto Vivente. Já no dia 30, às 10h, o público poderá participar do encontro Diálogos Fotográficos, com Fernando Garcia Simon, fotógrafo da exposição Janelas do mundo, que pode ser conferida na unidade.

A série fotográfica reúne fotos artísticas em que os estilos arquitetônicos de diferentes lugares e culturas são revelados pelos detalhes das janelas que, como os olhos e as câmeras fotográficas, são janelas para o mundo. Simon intensificou seu trabalho durante os anos de 1980, enquanto estudava Arquitetura e Urbanismo na Universidade Católica de Santos, lugar em que teve o privilégio de aprender com professores e fotógrafos de expressivo renome no cenário fotográfico. Em 1984, ganhou uma bolsa-trabalho para realização de um registro audiovisual sobre a Pinacoteca do Estado de São Paulo. Suas lentes estão sempre direcionadas para temas como tempo, sociedade, natureza, esportes, grafismos e arquitetura.No encontro o artista exibirá parte de sua produção e processo criativo, além de relatar experiências vividas em sua trajetória artística.

O Sesi-Sp Mix Cultural segue com o Literatura Viva, no dia 31, às 19h.Os participantes poderão conhecer o processo de construção literária de Waldomiro Vergueiro, colaborador dos periódicos especializados em histórias em quadrinhos International Journal of Comic Art e Revista Latinoamericana de Estudios de La Historieta, coordenador do Observatório de Histórias em Quadrinhos da ECA -Escola de Comunicações e Artes da USP, além de contribuir para as matérias dos sites Omelete e Pop Corn.

Após o bate-papo, será realizado o lançamento do livro, Humor paulistano: a experiência da Circo Editorial 1984-1995, ao qual Vergueiro foi colaborador. O livro que conta a trajetória dos 30 anos da Circo Editorial, editora de história em quadrinhos criada por Toninho Mendes nos anos 1980, que apresentou nomes como Angeli, Laerte, Glauco, Chico e Paulo Caruso, Luis Gê e outros.

O Sesi Marília fica na Av. João Ramalho, 1.306, Jardim Conquista. Mais informações pelo (14) 3417-4500  

Serviço:

  • Oficina Literária: quadrinhos autorais e independentes, com Luciano Salles Datas e horários: 26 e 27 de maio, das 19h às 21h30. Vagas: 30 Inscrições pelo e-mail: cacmarilia@sesisp.org.br
  • Diálogos fotográficos- Janelas do Mundo, com Fernando Garcia Simon Data e horário: 30 de maio, às 10h. Os ingressos serão distribuídos 30 minutos antes do início do evento.
  • Literatura Viva: encontro literário, com Waldomiro Vergueiro – Data e horário: 31 de maio, às 19h. Os ingressos serão distribuídos 30 minutos antes do início do evento.
  • Lançamento do livro Humor Paulistano: a experiência da CircoEditorial 1984-1995  – Data e horário: 31 de maio, às 21h. Os ingressos serão distribuídos 30 minutos antes do início do evento.