Desde 2014, mais de 71000 artigos.
,/2022

Serviço de urologia da Santa Casa de Marília ganha investimento

Cidade
18 de junho de 2014
mtedde

Milton Tedde e Walter Ihoshi

Casos mais complexos de doenças do trato urinário poderão ser resolvidos com procedimentos minimamente invasivos na Santa Casa de Misericórdia de Marília. Com recursos federais, a instituição deve adquirir um sistema de vídeo-endoscopia, ureteroscópio e endoscópio rígido de última geração para equipar o centro cirúrgico.

A estimativa é investir R$ 196 mil, de um total de R$ 400 mil indicados no orçamento da União pelo deputado federal Walter Ihoshi (PSD). A emenda irá garantir ainda a compra de ventiladores pulmonares e perfuradores pneumáticos. O serviço de urologia do hospital é referência para o SUS (Sistema Único de Saúde) e atende mais de 60 municípios.

O urologista Geraldo Benedito Gentile Stefano explica que o novo sistema permite o acesso ao sistema urinário para diagnóstico, quando os exames mais simples falharam, e também para intervenção. É possível, por exemplo, evitar o desenvolvimento de um câncer em estágio inicial ou mesmo realizar um exame mais sofisticado para orientar a escolha do melhor tratamento.

“É o melhor do mercado e possibilita, de forma minimamente invasiva, o acesso desde a bexiga até o rim. Como um sonar de qualidade, irá complementar os recursos que dispomos atualmente”, disse.